Ultima atualização 10 de outubro

Custos globais com benefício saúde tendem a aumentar

Pesquisa revela que seguradoras de saúde estão projetando custos ainda maiores para 2016, especialmente no Brasil

saude

O custo do benefício saúde do empregado em todo o mundo tende a ser mais elevado, impulsionado, em grande parte, pelo aumento do custo dos serviços hospitalares, internações, tecnologia médica e o uso excessivo de serviços, segundo uma levantamento com seguradoras de saúde conduzido pela Willis Towers Watson .

A pesquisa Global Medical Trends 2016 apontou que as seguradoras de saúde projetam que o custo deste produto aumente 9,1% globalmente este ano, comparado com um aumento de 8,0% em 2015 e 7,5% em 2014. Nas Américas, excluindo os Estados Unidos, os prêmios devem aumentar 15,3% em 2016, comparando com 13,3% em 2015 e 10,6% em 2014.

Mais da metade das seguradoras em todas as regiões apontaram uma tendência de aumento significativo ao longo dos próximos três anos. As seguradoras do Oriente Médio e África estão particularmente pessimistas, com 85% esperando que a tendência de aumento nos próximos três anos seja significativamente mais elevada, segundo a pesquisa.

Seguradoras estimam um aumento de 9,1%

willis-1

“O aumento dos custos médicos continua a ser uma questão importante para os empregadores em todo o mundo e está se tornando uma questão-chave de negócios, devido ao forte impacto nos gastos”, diz Marco Santana, diretor de Serviços e Soluções Globais para América Latina. “Alguns países latino-americanos, como o Brasil, México e Argentina, estão apresentando crescente aumento dos custos ao longo dos últimos anos, sem mencionar a Venezuela com um aumento do prêmio de três dígitos em 2015 e 2016”, continua Santana.

willis-2

“Os empregadores brasileiros estão experimentando aumentos de custos de benefícios de saúde, que são em média vários pontos percentuais superiores aos globais”, afirma Cesar Lopes, consultor sênior de Saúde e Benefícios.

No Brasil, o custo dos benefícios de saúde também é impactado pela regulação do país, feita pela Agência Nacional de Saúde (ANS), o que também limita a divisão de custos entre empregador e empregado, tão difundida globalmente. As seguradoras no Brasil projetam que os custos com benefícios de saúde tenham um reajuste em torno de 18% este ano, em comparação com 15,7% em 2015 e 14,1% em 2014. “Há uma expectativa de que a ANS autorize novas funcionalidades de divisão de custos para ajudar a mitigar este efeito”, indica Lopes.

De acordo com os dados globais da pesquisa, os serviços hospitalares e internações representam os maiores gastos que levaram aos reajustes, embora todos os outros serviços não estejam muito atrás. Quando perguntados sobre os fatores de aumento de custo mais significativos, ou seja, fora do controle dos empregadores e fornecedores, mais da metade (58%) citou o alto custo da tecnologia médica, seguido por motivos de lucro dos fornecedores (44%). Curiosamente, três em cada quatro seguradoras (75%) classificaram o uso excessivo de serviços devido às muitas recomendações médicas como o fator mais significativo para o aumento de custos, quando se trata de comportamento dos funcionários e fornecedores.

“Enquanto as seguradoras e os empregadores não podem controlar o custo da tecnologia médica, podem mitigar o custo e o uso excessivo de serviços, contribuindo para que seus empregados se tornem melhores consumidores de seus planos de saúde. Incentivar a prevenção, uso consciente e implementação de programas de bem-estar são apenas bons exemplos de como fazer isso. Os empregadores também podem implementar programas geridos pelo próprio fornecedor para controlar melhor o uso excessivo de serviços, como por exemplo a segunda opinião médica “, diz Cesar Lopes.

Outras conclusões

  • Principais doenças globais: as doenças cardiovasculares (62%), câncer (59%) e doenças respiratórias (37%) continuam sendo as três principais relatadas em todo o mundo. Os entrevistados das seguradoras não esperam que a situação mude nos próximos cinco anos;
  • Gerenciamento de tendência médica: 78% das seguradoras pesquisadas possuem mecanismos que ajudam a gerenciar os custos de determinados serviços. Mais da metade (57%) usam redes contratadas, enquanto 56% solicitam pré-aprovação para serviços de internação;
  • Programas de promoção da saúde: 58% oferecem um programa de avaliação de risco para a saúde pessoal, seja diretamente ou através de um parceiro, enquanto 14% planejam oferecê-lo nos próximos 12 meses. Já em relação a tecnologia, 58% já oferecem exames biométricos, enquanto 6% planeja oferecer a curto prazo;
  • Sistemas de codificação de procedimentos: houve um aumento no uso de sistemas aceitos de codificação globalmente em oposição a um sistema de codificação local (in-house) comparado com 2014. 43% dos entrevistados usam atualmente o CID-10 como um sistema de codificação de procedimentos, enquanto 22% ainda usam o CID-9. Estes sistemas tornam a obtenção de relatórios de sinistros mais fáceis para as empresas multinacionais, consistentes e resultando em uma melhor gestão de dados.

“As companhias de seguro saúde em todo o mundo têm oportunidades significativas para ajudar os empregadores a gerenciarem o aumento dos custos médicos e melhorarem a saúde dos empregados. As seguradoras que souberem trabalhar em parceria com os empregadores, criarem produtos que atendam a constante necessidade de inovação das corporações, fornecerem dados importantes, e ajudarem a incorporar iniciativas de bem-estar em seus programas de saúde, ganharão vantagem competitiva”, finaliza Marco Santana, da Willis Towers Watson.

A pesquisa foi realizada entre outubro e novembro de 2015, e reflete as respostas das 174 principais seguradoras médicas que operam em 55 países. A maioria dos participantes tem pelo menos 10% de participação no mercado de seguro saúde em seu país.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO