Ultima atualização 20 de setembro

Programa Direção Segura, do Detran-SP, autua 35 motoristas

Blitze de fiscalização da Lei Seca foi realizada em São Paulo, São José do Rio Preto e Sertãozinho. 664 condutores foram submetidos ao teste do etilômetro

programa-direcao-segura-do-detran-sp-autua-35-motoristas

No primeiro dia da Semana Nacional de Trânsito, no último domingo (18), 35 motoristas foram autuados por embriaguez ao volante ou recusa ao teste do etilômetro em operações do Programa Direção Segura. Para marcar o início da semana, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) promoveu uma blitze nos municípios de São Paulo, São José do Rio Preto e Sertãozinho.

Ao todo, nessas três cidades, 664 pessoas foram submetidas ao teste do etilômetro (conhecidos por bafômetro). Entre os 35 autuados, nove condutores responderão na Justiça por crime de trânsito.

Estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito reúne anualmente os órgãos de trânsito de todo o país, sempre de 18 a 25 de setembro, para promover um debate sobre a segurança no trânsito. Ao longo da semana, serão 18 ações integradas do Programa Direção Segura para fiscalizar o cumprimento da Lei Seca no Estado.

Além das blitze, entre as ações do Detran.SP durante a Semana Nacional de Trânsito estarão um minuto de silêncio nas unidades, às 12h, em homenagem aos mais de 40 mil brasileiros que morrem nas ruas e estradas brasileiras todos os anos; palestras do Clube do Bem-te-vi para cerca de duas mil crianças de dez escolas da capital; adesão ao Dia Mundial Sem Carro, comemorado em 22 de setembro; campanha de conscientização na festa de peão de Jaguariúna e ações educativas em Paulínia em parceira com a Guarda Municipal.

Programa Direção Segura

Coordenada pelo Detran-SP, as blitze do Programa Direção Segura visam a prevenção e a redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção. O programa foi lançado no Carnaval de 2013 e integra equipes do Detran.SP, das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, e do Corpo de Bombeiros.

O motorista autuado por embriaguez ao volante recebe multa no valor de R$ 1.915,40 e responde a processo administrativo junto ao Detran-SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Quem recusa fazer o teste do etilômetro recebe essas mesmas penalidades, conforme prevê o artigo 277 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Além das sanções acima, o condutor que apresenta índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro também responde na Justiça por crime de trânsito. Se condenado, pode cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca (lei 12.760/2012), conhecida como “tolerância zero”.

Pela Lei Seca, todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado.

Balanço das operações em cada cidade

São Paulo
Data: 18 de setembro (domingo), das 14h às 19h
Endereços: Avenidas Bernardino de Campos e Rebouças
Teste do etilômetro: 382
Autuados por embriaguez: 5
Autuados por recusa: 9
Crime de trânsito: 0
Total de autuados: 14

São José do Rio Preto
Data: 18 de setembro (domingo), das 20h às 2h
Endereços: Avenidas Philadelpho Manoel Gouveia Neto e Bady Bassit
Teste do etilômetro: 204
Autuados por embriaguez: 5
Autuados por recusa: 5
Crime de trânsito: 5
Total de autuados: 15

Sertãozinho
Data: 18 de setembro (domingo), das 20h às 0h
Endereços: avenida Afonso Trigo
Teste do etilômetro: 78
Autuados por embriaguez: 1
Autuados por recusa: 1
Crime de trânsito: 4
Total de autuados: 6

L.S.
Revista Apólic

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO
pt_BRPortuguês do Brasil