Ultima atualização 20 de setembro

Programa Porteiro Amigo do Idoso inicia 100ª turma

Iniciativa já capacitou mais de 2 mil profissionais de portaria para ajudar no cuidados com o idoso, chega esta semana a Santos

idoso

Começou hoje, na cidade de São Paulo, a 100ª turma do programa “Porteiro Amigo do Idoso”.

A iniciativa do Grupo Bradesco Seguros visa a capacitar profissionais de portaria a oferecer cuidados adequados aos moradores idosos.

Com metodologia de ensino desenvolvida pelo Senac RJ, as aulas – inteiramente gratuitas – serão realizadas no bairro República, na sede da corretora Vila Velha. Ainda nesta terça, o município de Santos – cuja população de idosos equivale a 19% do total, segundo o IBGE –   recebe a primeira turma do programa. Ambas as turmas acontecem nos dias 20, 21 e 22 de setembro.

O programa está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Hoje já soma mais de 2 mil profissionais capacitados. Na capital paulista, já foram capacitados cerca de 500 porteiros e 750 no estado, incluindo as cidades de Campinas, Ribeirão Preto e Santo André.

A metodologia de ensino inclui uma vivência para que os alunos aprendam a se colocar no lugar dos idosos. Óculos para dificultar a visão, pesos nos pés e aparelho auricular, entre outros artifícios, são utilizados de forma que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos. Para participar do programa, o porteiro deve estar autorizado pelo síndico.

De acordo com o último censo demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, a população de idosos no Brasil (65 anos ou mais) era de aproximadamente 20 milhões de indivíduos, equivalente a cerca de 10% do total. Até 2050, a estimativa é que esse universo triplique, o que significa que, para cada grupo de dez pessoas, três serão idosas.

 

São Paulo

O programa faz parte de uma série de ações desenvolvidas pelo grupo.
O objetivo é difundir a importância dos exercícios físicos, hábitos saudáveis e difusão de conhecimento sobre envelhecimento ativo. Esses são os pilares para a conquista da longevidade com saúde, qualidade de vida e bem-estar.

A ação foi desenvolvido pelo Grupo Bradesco Seguros, sob a orientação do médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache. Ele é conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York (The New York Academy of Medicine) e ex-coordenador de programas de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerado uma das maiores autoridades internacionais em gerontologia, Kalache é consultor do Grupo Segurador para questões relacionadas à longevidade.

Pesquisa realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) com participantes revelou que 86% tiveram suas expectativas superadas. Já 92% avaliaram o programa “Porteiro Amigo do Idoso” como ótimo e 92% o recomendariam a outros profissionais.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock