Ultima atualização 22 de setembro

O que faz a diferença no relacionamento com o consumidor de seguros?

Experiências e vivências de quem atua na linha de frente do setor devem ser aprimoradas para que o cliente perceba a qualidade no atendimento
tokio
Angélica Carlini palestra na II Semana da Qualidade, promovida pela Tokio Marine

Não é nenhuma novidade para o mercado segurador que a maioria das pessoas enxerga o seguro apenas como um mal necessário quando, na verdade, ele vai muito além disso. “Elas sentem medo, sabem que os riscos são grandes, mas não pensam na forma histórica e sociológica do produto. O seguro reuniu as incertezas, a previdência e o mutualismo e nos deu a segurança de que seria possível administrar o resultado desses riscos mediante a uma pequena colaboração de cada um”, lembrou a consultora e advogada Angélica Carlini durante a II Semana da Qualidade, promovida pela Tokio Marine em 15 de setembro, Dia do Cliente.

Extremamente técnica e sem espaço para erros, a atividade já começa a apresentar mudanças em razão da sociedade contemporânea: tecnológica e de risco, que vive em meio a constantes mudanças. Logo, a dúvida é como atender a este público, que ainda reúne em suas características o individualismo e a despolitização. Não é preciso ir tão longe para descobrir a resposta. “Analisando o perfil do novo cliente, é possível entender como as experiências e vivências de quem atua na linha de frente das seguradoras podem ser aprimoradas para que o segurado perceba a qualidade no atendimento em seu cotidiano”, destacou Angélica.


Judicialização e legislação

Enquanto o Brasil abriga 204 milhões de habitantes, o número de demandas judiciais chega a 105 milhões. Como as demandas têm pelo menos duas partes litigantes, somam-se, em tese, 210 milhões de partes em litígio. “Temos mais gente processando do que habitantes, gerando uma enorme perda no mercado. Perdemos investimentos, energia criativa e custo operacional”, afirmou.

Muitas das ações são resultantes do atendimento equivocado prestado pelas seguradoras, com a falta de informações, o descumprimento de prazos e a ausência de solução para os problemas. O aborrecimento do cliente pelo serviço mal prestado é multiplicado e a qualidade no atendimento pode ajudar as empresas do setor a ir contra a maré que afoga o País.

Contudo, é importante lembrar que as ações judiciais em seguros também contam com outras origens. A era do direito é uma delas. “Chegamos finalmente a um conceito concreto de cidadania, em que nunca vamos parar de ter direitos. Mas muitas vezes o consumidor não entende que, em seguros, ele é parte da mutualidade”, declarou Angélica.

 

Confiança dos dois lados

A ausência de confiança por parte do cliente ainda é uma barreira a ser superada. “Se não partimos do pressuposto de confiança, nunca teremos contratos satisfatórios para ambas as partes. As seguradoras não receberão as informações que precisam e os consumidores nunca se sentirão seguros e tranquilos com a contratação do serviço”, finalizou Angélica, listando alguns tópicos que garantem a eficiência da atividade.

✓ Redigir claramente os contratos de seguros;
✓ Ser honesto e verdadeiro com os consumidores;
✓ Fornecer informações eficientes e qualificadas;
✓ Oportunizar informação, prática ainda pouco utilizada via meios eletrônicos e publicidade.

No vídeo, Angélica Carlini comenta sobre a relação do mercado com o novo consumidor de seguros:

 

Lívia Sousa
Revista Apólice

 

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock