Ultima atualização 02 de setembro

Índice de confiança do setor: alta acumulada de 62,2%

Em agosto, índice marcou 108,8 pontos, o que não acontecia desde 2014. Foi o sétimo mês de alta consecutiva, segundo a Fenacor

Índice de confiança do setor_alta acumulada de 62,2

O Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS) fechou os primeiros oito meses do ano com alta acumulada de 62,2%. Em agosto, o índice marcou 108,8 pontos, o que não acontecia desde 2014. Foi o sétimo mês de alta consecutiva, segundo levantamento da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor). O resultado reforça o otimismo do empresariado em relação ao cenário econômico e ao ambiente de negócios do Brasil.

“O ICSS de agosto confirma a expectativa de recuperação da economia, apesar da crise prolongada. Os próprios dados da Susep relativos ao primeiro semestre do ano são bons. Com arrecadação total de R$ 113,9 bilhões, o mercado de seguros caminha para a retomada do crescimento. Outros indicadores seguem essa tendência, como o Índice de Confiança de Serviços (ICS), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que teve sua sexta alta no ano”, destaca o presidente da Federação Armando Vergilio.

Os resultados do ICSS são calculados a partir de pesquisa realizada pela entidade com 100  empresas do setor, que indicam percentuais de zero a 200 para a confiança na economia, rentabilidade e faturamento. Também foram apurados outros três indicadores: ICSS (de confiança do setor de seguros no Brasil), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).

fenacor 1

Variações dos indicadores

fenacor 2

A pesquisa também apura a expectativa das empresas em relação ao crescimento da economia pelos próximos seis meses. Todos os três segmentos do mercado (seguradoras, corretoras e resseguradoras) registraram alta dos seus índices de confiança: 90%, 92% e 83%, respectivamente.

Quanto ao faturamento, 88% das corretoras; 80% das seguradoras e 92% das resseguradoras esperam um cenário mais favorável nos próximos seis meses. Na análise da rentabilidade, o otimismo segue em alta: 80% das corretoras; 75% das seguradoras e 75% das resseguradoras confiam na manutenção ou melhora dos índices atuais.

O setor de seguros é responsável por 6% do Produto Interno Bruto (PIB). É uma indústria que emprega mais de 40 mil pessoas, abriga cerca de 90 mil corretores e reúne 112 companhias seguradoras em todo o país. Em 2015, movimentou R$ 350 bilhões em volume de prêmios (considerando resseguros e a saúde suplementar), crescendo 11,6%, o que mostra sua força na economia nacional.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO