Ultima atualização 13 de setembro

Homens são as maiores vítimas dos acidentes com motocicletas

Mais da metade dos acidentados tem menos de 30 anos, revela pesquisa de ortopedistas, mostrando ainda que 90% dos acidentes ocorrem durante o dia

homens-sao-as-maiores-vitimas-dos-acidentes-com-motocicletas

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) faz um alerta na próxima segunda-feira (19), Dia do Ortopedista, e conclama os motoristas e motociclistas a dirigirem com maior segurança. A campanha “Segurança em Duas Rodas” será deflagrada em várias cidades do país com distribuição de folders em locais públicos com o objetivo de orientar e reduzir o número de acidentes com motos.

Um levantamento feito pela entidade em vários hospitais do País constatou que 47,7% do acidentes com motos acontecem no período da manhã e outros 44,6% são durante a tarde. Menos de 10% ocorrem à noite, quando a visibilidade dos motoristas é menor. Com o folder, a Sociedade divulgará o manifesto “A melhor pilotagem é aquela em que a segurança é primordial, onde é possível unir o prazer e a liberdade de pilotar uma motocicleta com a certeza de que iremos chegar ao nosso destino, portanto ao pilotar sua motocicleta siga as dicas: observe, reaja, tenha o controle!”

“Os acidentes com moto representam o maior desafio para os ortopedistas nas emergências dos hospitais por conta das múltiplas fraturas provocadas pelas colisões”, afirma o coordenador da campanha, Miguel Akkari. A pesquisa constatou que 40% dos acidentes são provocados por quedas da motos, 17% por colisão frontal, 28% por colisão lateral e apenas 1% por colisão traseira. Em relação aos atropelamentos, em 9% dos casos, o paciente é o motociclista e em 5% é o pedestre.

Segurança

Os ortopedistas orientam que todos fiquem atentos às medidas de segurança. Ações como sempre acender a farol da moto, mesmo durante o dia, utilizar roupas apropriadas e com sinalização, por exemplo. Jamais esquecer do capacete e ficar atento para que o modelo seja o mais completo e certificado pelo Inmetro.

O levantamento da SBOT constatou que na metade dos acidentes com motos (49,2%) houve necessidade de internação hospitalar. Mais da metade (53,8%) dos acidentados utiliza a moto como instrumento de trabalho. Por ano, aproximadamente, 12 mil pessoas perdem a vida em acidentes em duas rodas. Isso representa 28% das vítimas fatais de todos os acidentes no transporte terrestre. Segundo o Ministério da Saúde, de 2008 a 2013, o número de acidentes com motociclistas cresceu 115%.

Akkari lembra que muitos ainda ficam com sequelas e impedidos de voltar ao trabalho depois da recuperação. A vítima é sempre muito jovem e do sexo masculino (87%): 52% são motociclistas entre 18 e 30 anos; em 28% dos casos, entre 30 e 40 anos; e 20% acima dos 40 anos.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO