Ultima atualização 01 de setembro

Fundación Mapfre e HCor lançam campanha Mulheres pelo Coração

Iniciativa vai promover diferentes atividades de conscientização e incentivo à prevenção de doenças cardiovasculares

Fundación Mapfre e HCor lançam campanha Mulheres pelo Coração

Para conscientizar a população feminina sobre a importância da prevenção de doenças cardiovasculares, a Fundación Mapfre e o HCor – Hospital do Coração lançam a campanha Mulheres pelo Coração.

A iniciativa, criada pela entidade na Espanha, busca alertar o público feminino sobre esse problema global. As doenças cardiovasculares, geralmente associadas ao público masculino, têm atingido cada vez mais mulheres no mundo.

No Brasil, de acordo com o DATASUS, 30,41% das mortes de mulheres são causadas por doenças do aparelho circulatório. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares causam o dobro do número de mortes em relação a todos os tipos de câncer que atingem o aparelho reprodutor feminino – o maior alvo de preocupação de mulheres em relação à saúde preventiva.

Além dos fatores de risco já conhecidos, como tabagismo, sedentarismo e maus hábitos alimentares, a saúde coronariana do público feminino também é prejudicada pelo estresse acentuado em decorrência da dupla jornada de trabalho, na vida profissional e em casa.

“A prevenção e promoção da saúde são fatores-chave que devem ser considerados por toda a sociedade. Pensando nisso, mantemos um posicionamento ativo nessa área, articulando iniciativas capazes de disseminar conhecimento e informação para um número cada vez maior de pessoas e incentivando a adoção de hábitos de vida saudáveis entre diferentes públicos”, reforça Wilson Toneto, CEO da Mapfre Brasil.

Com o objetivo de disseminar práticas preventivas e alertar sobre os riscos desses males entre o público feminino, a campanha Mulheres pelo Coração montará tendas em locais de grande circulação de pessoas, que contará com a expertise dos profissionais do HCor. Uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, realizarão exames de colesterol total, circunferência abdominal, orientação nutricional e testes para avaliar o nível de estresse.

Para as participantes, serão distribuídas a revista “Pela Saúde do Coração”, um guia prático com dicas e orientações sobre saúde cardiovascular da mulher, elaborada sob a supervisão do cardiologista Leopoldo Piegas, codiretor da Unidade Coronariana (UCO) do HCor. Espera-se, com essas ações, impactar um público de mais de 26 mil pessoas.

“Esta campanha visa destacar a importância de conhecer ferramentas práticas para o controle e a manutenção da saúde cardiovascular das mulheres. Para cumprir este objetivo, o HCor contribuirá com o seu know-how adquiridos nestes 40 anos”, conta Bernardete Weber, superintendente de Qualidade e Responsabilidade Social do HCor.

Calendário Mulheres pelo Coração

Criada em 2014, a campanha já impactou milhares de mulheres. No Brasil, a iniciativa está alinhada a uma das áreas de atuação da entidade: a promoção da saúde.

Para disseminar as informações ao maior número possível de pessoas, a campanha marcará presença em dois eventos esportivos direcionados especialmente ao público feminino: a Corrida Vênus 15k, realizada no dia 4 de setembro, no Jockey Club, em São Paulo, e a Corrida W21k – Women’s Half Marathon, prevista para o dia 16 de outubro, no campus da Universidade de São Paulo (USP).

Durante os meses de setembro e outubro serão realizadas ainda seis palestras sobre doenças cardiovasculares, com a distribuição do guia em hospitais do SUS (na Bahia, Ceará e Alagoas) que mantém parceria com o Hospital do Coração.

E, para encerrar as atividades previstas para o ano, a Fundación MAPFRE e o HCor marcarão presença, no dia 4 de novembro, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo, oferecendo orientação para as mulheres que passarem pelo local ao longo do dia.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO