A Capgemini e a Sogeti lançam o Relatório Mundial sobre Qualidade 2016 (World Quality Report), publicado em conjunto com a Hewlett Packard Enterprise (HPE). O levantamento examina a qualidade das aplicações e dos testes em diversos setores em 32 países. Ele revela que apesar de 85% das empresas alegarem que utilizam IoT (Internet of Things – Internet das coisas – , da sigla em inglês) em suas operações, mais de dois terços (68%) não possuem uma estratégia de teste voltada a IoT.
As empresas, pressionadas para implementar novos serviços digitais, acham difícil encontrar equilíbrio entre qualidade e velocidade de desenvolvimento. A parcela do orçamento deste ano dedicada à garantia da qualidade (QA) e aos testes caiu 31%, após um aumento significativo e preocupante de 18% para 35% durante os anos anteriores. Apesar da redução registrada neste ano, a previsão geral é que os gastos aumentarão para 40% em 2019.
Garantia da qualidade e testes contribuirão para o ganho de eficiência e para manter os custos baixos
Muitas empresas estão adotando máquinas inteligentes para cortar custos e gerar eficiência. A crescente adoção de tecnologias digitais está consumindo grande parte do orçamento. As empresas estão tendo dificuldade para equilibrar a inovação e o custo. Sendo que 48% não estão conseguindo atender às necessidades conflitantes que surgem quando administram vários ambientes de teste. Para combater essa dificuldade é preciso investir mais na garantia da qualidade baseada em inteligência para identificar e prever problemas de qualidade antes que ocorram.
A adoção de testes ágeis e do DevOps continua crescendo
O relatório deste ano também revela um aumento na adoção de metodologias de teste ágeis e de DevOps. Elas ajudam empresas a lançarem novos produtos e serviços mais rapidamente. Porém, 44% delas estão relutantes em envolver as equipes de teste na fase inicial do planejamento. Elas acreditam que isso inibirá a velocidade, inadvertidamente colocando a segurança da empresa em risco. Os desafios de implementação de DevOps vão além de questões ligadas à garantia de qualidade e riscos ao negócio. Caso não seja possível quebrar os silos criados pelas unidades de negócios, os benefícios do DevOps são reduzidos. Tentando equilibrar os custos adicionais dessas novas tecnologias, 40% das empresas adotam análises preditivas, automatizando o processo de teste ao máximo.
“O Relatório Mundial sobre Qualidade mostra que as empresas devem, cada vez mais, adotar uma abordagem estratégica e madura em relação à garantia da qualidade e aos testes. A transformação digital oferece uma oportunidade de crescimento, que só pode ser aproveitada se o engajamento entre o cliente e outros stakeholders for melhorado de forma ativa. As empresas devem ser proativas na tarefa de eliminar os gargalos existentes entre o negócio, o desenvolvimento, a qualidade e as operações, usando testes ágeis e DevOps para priorizar a geração de valor para o cliente e a relevância para o negócio.
Competição
Para manter uma margem competitiva, os departamentos de teste e garantia da qualidade devem se voltar à automação do ecossistema, à análise preditiva e às atividades de teste baseadas na inteligência, para poderem garantir resultados para o negócio”, comenta o membro do comitê executivo do grupo e líder da linha global de serviços de testes do Grupo Capgemini, Hans van Waayenburg.
“Como nossas interações e relacionamentos estão sendo baseados em softwares, o foco dos testes passou a ser a experiência completa do cliente”, explica Raffi Margaliot, vice-presidente e gerente geral de gestão de entrega de aplicativos da HPE Software. “O relatório destaca que a segurança, a experiência do cliente e a qualidade são mais importantes do que nunca. Esses elementos são fundamentais para garantir que as organizações obtenham a velocidade e alcance necessários para terem sucesso”.
À medida que cresce a importância do papel da internet das coisas para as operações do negócio, todas empresas devem adotar uma estratégia baseada em riscos, que crie um ecossistema de testes seguros. Para isso, o relatório recomenda que invistam em soluções as-a-service (como serviço) para a gestão do ambiente, gestão dos dados e execução dos testes, bem como níveis superiores de engenharia em suas equipes, para que possam manter a integridade do sistema e impulsionar a inovação.
A.C.
Revista Apólice