15/08/2022

Companhia apoia movimento Rio Eu Amo Eu Cuido

seguradora-apoia-movimento-rio-eu-amo-eu-cuido
Copo de café no Leblon. Crédito: divulgação

A JLT Brasil é uma das apoiadoras do Rio Eu Amo Eu Cuido no projeto “Incomoda, né?!”. A iniciativa espalha pela cidade instalações que mostram como pequenos lixos jogados nas ruas se transformam em grandes incômodos. O objetivo é conscientizar o carioca e reduzir o percentual de lixo jogado nas ruas, um dos grandes problemas para a imagem do Rio.

“Temos muito orgulho em poder fazer parte de ações como essa. Somos uma empresa especialista em soluções. Por que não ajudar cidades como o Rio a também resolver seus problemas do dia-a-dia?”, diz a diretora de marketing da multinacional, Renata Banzato. Ela apoia o movimento por meio das iniciativas de incentivo à cultura e à sustentabilidade do Grupo JLT Brasil.

Uma guimba de cigarro sozinha no chão parece não incomodar muita gente. Agora multiplique essa guimba por uma grande quantidade, como aquelas encontradas nos redutos boêmios, enterradas nas areias das praias ou então presas entre as pedras portuguesas que estampam as ruas da cidade. Lembre também que a guimba nunca está sozinha, tem o canudinho do coco, o saco plástico que aparece voando entre os carros e ainda o chiclete que gruda no sapato do desavisado.

Visibilidade

Para dar visibilidade ao problema, esculturas em tamanho gigante estão expostas em áreas e grande circulação. São quatro instalações, de quatro metros de altura cada, fixadas em pontos específicos das Zonas Sul, Norte, Oeste e Centro (Cinelândia, Leblon, Méier e Bangu). Com o mote “Incomoda, né?!”, o movimento quer mostrar a importância do descarte correto do lixo.

“A ideia é chamar atenção para algo que costuma ser minimizado na lista de problemas da cidade – o lixo. Vamos aumentar em tamanho gigante algo que normalmente é invisível aos rotineiros olhos cariocas”, destaca Ana Lycia Gayoso, coordenadora do movimento.

A limpeza urbana e o descarte de pequenos detritos são temas que o movimento quer discutir. Com foco em transformar a atitude dos cidadãos. Sem apontar dedos, o Rio Eu Amo Eu Cuido aposta em ações irreverentes, que utilizam uma forma criativa e descontraída para passar a mensagem e ajudar a combater o problema.

L.S.
Revista Apólice