Ultima atualização 30 de setembro

4 dicas para alterar as coberturas de seguros

Muitos questionamentos podem surgir quando o consumidor precisa modificar as coberturas da apólice, mas 4 dicas simples podem ajudar nessa tarefa

contrato apólice

Você sabe quando e por que deve-se mudar o seguro do seu automóvel? Modificações no veículo, como instalação de som, mudança de rodas e rebaixamento, ou até mesmo alterações de endereço precisam ser comunicadas.

 

Muitos questionamentos podem surgir quando o consumidor precisa modificar as coberturas da apólice. “É muito comum, por exemplo, o segurado vender o carro e precisar transferir a apólice para outro modelo ou ajustar as coberturas do contrato para incluir novas proteções. Nos dois casos a recomendação é acionar o corretor, que realizará todos os procedimentos necessários junto à seguradora”, explica o diretor geral de Automóveis e Massificados do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, Jabis Alexandre.
O executivo comenta também que já existem no mercado apólices com periodicidade modular. Elas permitem ao motorista optar por proteção com períodos mais curtos, ideais para quem sabe que irá vender o bem, evitando gastos e a necessidade de cancelamentos.

Alterações na contrato de seguros

 

  1. Mudanças nas características do carro

    É importante que o consumidor informe à seguradora qualquer modificação realizada na estrutura do automóvel. Algumas alterações, como o rebaixamento ou a instalação de rodas com tamanho não recomendado pelo fabricante, podem levar o cliente a perder o direito à indenização, caso ocorra um sinistro. “Alguns procedimentos alteram as características originais do veículo, podendo prejudicar itens de segurança. Por isso, as seguradoras geralmente não aceitam alguns riscos e declinam o ressarcimento diante da ocorrência de um acidente, caso as alterações tenham sido realizadas após a compra do seguro”, explica Alexandre.

  2. Instalação de equipamentos eletrônicos 

    O cliente precisa saber que itens como DVD, som e amplificadores não estão amparados pela cobertura básica do seguro. Por isso, como estes acessórios podem ter um valor elevado, é preciso que o consumidor solicite ao corretor a inclusão de cobertura adicional para estes equipamentos.

  3. Alteração de informações pessoais

    O segurado deve manter os seus dados cadastrais atualizados e comunicar qualquer mudança no seu endereço residencial ou informações bancárias. “Os dados cadastrais são utilizados para envio de correspondências importantes ao segurado, como vencimento da apólice e pagamentos. Além disso, para indenizar o cliente, serão utilizadas as informações bancárias do cadastro. Por este motivo, é importante que estas informações estejam atualizadas”, ressalta o executivo.

  4. Mudança de perfil

    Outro ponto importante que precisa de especial atenção dos consumidores é referente às mudanças no uso habitual do carro. Se o motorista mudou de emprego, por exemplo, e no seu novo trabalho ele não dispõe de garagem, a seguradora precisa ser avisada. A companhia só oferecerá proteção para os riscos previstos no contrato. Além disso, essas alterações podem gerar restituições ao cliente. O valor do seguro é calculado, entre outros pontos, pela rotina de uso do automóvel. Por isso, se houver diminuição ou aumento de risco, as modificações implicam em devolução ou atualização de valores.

A.C.
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO