Ultima atualização 21 de setembro

ANS reformula Carta de Serviços ao Cidadão

Ferramenta que apresenta os serviços oferecidos pela Agência agora realiza levantamento de opinião do usuário

Quando se fala de saúde suplementar, é possível levantar uma série de pontos de interesse da população beneficiária de planos de saúde e das operadoras e prestadores de serviços de assistência médica. Como órgão regulador, compete à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) orientar os diversos públicos do setor, sendo fundamental a transparência na troca de informações com a sociedade. Dessa forma, a Agência promoveu melhorias em sua Carta de Serviços ao Cidadão, disponível em seu portal na Internet.

Além da inclusão de novos serviços, a ferramenta passa a permitir que a população deixe registrada a sua avaliação sobre o esclarecimento prestado no tópico pesquisado. Com o levantamento de opinião, a entidade poderá rever a forma como as suas informações são passadas aos públicos-alvo, tornando os processos mais eficientes e colaborando para futuras pesquisas de satisfação realizadas pela Agência.

A ANS foi a primeira agência reguladora a produzir uma Carta de Serviços navegável, ou seja, disponível na internet. Isso foi em 2010, pouco depois da ferramenta ser instituída pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Decreto nº 6.932/2009). Hoje, a Carta possui 77 serviços para o público externo.

A Carta de Serviços ao Cidadão tem por objetivo informar à sociedade os serviços prestados por órgãos ou entidades públicas, bem como as formas de acesso a esses serviços e seus respectivos compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público. Isso antes mesmo de se estabelecer um contato telefônico ou presencial, o que representa ganho de tempo para a população.

Mais interação com o usuário

Com o levantamento de opinião lançado nesta atualização da Carta, a ANS pretende identificar processos de melhoria internos, a fim de fornecer serviços que atendam às necessidades dos cidadãos, além de conferir transparência aos processos e legitimar a imagem da organização perante a sociedade.

A Carta de Serviços da ANS se destina aos seguintes públicos: beneficiários de planos de saúde, operadoras, prestadores de serviços, gestores do SUS, pesquisadores, sindicatos e centrais sindicais, órgãos de defesa do consumidor e empresas interessadas em contratar planos de saúde para seus funcionários.

Entre os serviços prestados a beneficiários, pode-se destacar: análises sobre o mercado de saúde suplementar; atendimento de demandas de reclamações à Central de Relacionamento da ANS; consulta a decisões de processos; consulta a operadoras com registro na ANS; consulta ao comprovante de situação cadastral de operadoras; consulta ao rol de procedimentos e eventos em saúde; Guia ANS de planos de saúde; índice de reclamações de operadoras de planos privados de saúde; portabilidade de carências e revisão do rol de procedimentos e eventos em saúde, entre outros.

Serviços aos demais públicos podem ser consultados na própria Carta, usando a opção de “filtro por público-alvo”.

Fonte: Portal da ANS

L.S.
Revista Apólice

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