Liderada pelo francês Jérôme Garnier, presidente, a April tem tomado seu espaço no mercado brasileiro. A matriz da companhia está localizada em Lyon, na França, onde atua em outras carteiras como seguro saúde; além do seguro viagem, também comercializado no Brasil, vida; prestamista e automóvel. Seu modelo e os ramos de atuação variam de acordo com o país em que abrem suas filiais.
Hoje, a classe média brasileira viaja menos do que viajava há quatro ou cinco anos. O seguro viagem representa 90% do faturamento da companhia. Mas de um desejo antigo de diversificação dos produtos impulsionou o estudo de outros tipos de comercialização, que foi impactada pela atual crise econômica brasileira, mas esse fato não parou as mudanças. Para isso, começou também a pensar em novos canais de distribuição: os meios digitais.
Massificados
No início do ano a empresa adquiriu uma startup para ajudar no desenvolvimento desses novos nichos, possibilitando o oferecimento de novos desenhos de produtos a serem oferecidos às seguradoras.
Entre esses produtos estão a Assistência PET, para bichos de estimação, assistência moto e assistência auto. A mensagem é clara: abranger aqueles que não têm seguro por falta de condições de arcar com o preço. “São produtos de assistência que resolvem problemas concretos. Os seguros sempre tiveram um marketing negativo e nós queremos ir na contramão disso. Promover uma mudança de conceito”, diz Jérôme. A assistência abrangerá veículos com até 20 anos de fabricação.
O intuito é ser multidistribuição, além de entender o público brasileiro, já que o País é estratégico para a companhia, mesmo nesse momento instável economicamente, mas que o presidente da companhia aponta como estratégico.
O planejamento para os próximos passos está traçado até 2019: tornar esses produtos massificados em 25% das operações brasileiras, mantendo os outros 75% focados em seguro viagem para manter o lugar no mercado. “É preciso não ter perda de foco e manter a liderança. 2016 é um ano de transição. Com a tecnologia para crescer e diversificar”, afirma o presidente.
Para a April, o momento é de ouvir os canais de venda, sejam corretores ou outros pontos de venda, as necessidades do público baseado em três pilares: tecnologia, marketing e colaboradores espalhados pelo Brasil.
Amanda Cruz
Revista Apólice