Ultima atualização 16 de agosto

Pokémon Go domina as ruas e coloca distraídos em risco

* Por João Rigobello

 

João Rigobello

Se estiver caminhando e encontrar pessoas atrás de você grudadas no celular ou aglomeradas olhando para a tela em um ponto específico, não se assuste! O jogo Pokémon Go está disponível no Brasil desde o início de agosto e já domina as ruas do País. Agora, se você já é um dos fãs ou jogadores do game, fique ligado: a brincadeira é divertida, mas alguns cuidados devem ser tomados.

O Pokémon Go já é febre no mundo, mas situações de risco foram detectadas por seus usuários. Assaltos, furtos e atropelamentos aconteceram por conta do jogo, já que os usuários ficam totalmente distraídos. Com todas essas situações de perigo, o uso de seguros como acidentes pessoais, o seguro auto e o seguro para celular tendem a aumentar.

Este assunto já está se tornando alvo também dos órgãos públicos de trânsito, como por exemplo, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) que alertou os usuários do jogo quanto aos riscos, lançando na última sexta-feira (5) uma campanha educativa que será divulgada nas redes sociais e em blitz.

Entenda o jogo

O game foi criado pela Niantic em parceria com a The Pokémon Company e o intuito é o jogador sair pelo mundo procurando as criaturas. Disponível para aparelhos Android e iOS, o Pokémon Go usa dados do Google Maps para espalhar os bichinhos pelas ruas de cidades. Os pokémons aparecem aleatoriamente pelo mapa. Uns são mais raros que outros e algumas condições geográficas também são respeitadas. Resumindo: o jogador deve andar para encontrar o monstrinho e capturá-lo.

Seguros

Como o mecanismo do game é viciante e tira a atenção das pessoas, elas estão mais expostas a acidentes, o que torna o uso do seguro de acidentes pessoais mais frequente já que cobre riscos causados por acidente, até morte e invalidez. Os acidentes pessoais são externos, onde o segurado pode sofrer de forma súbita, violenta, imediata e involuntária, provocando lesões físicas ou morte. É o acidente, e não suas consequências, que caracteriza o sinistro (concretização de um ou mais riscos previstos no contrato do seguro).

Os usuários do jogo também estão suscetíveis a assaltos e furtos. Para proteger seus celulares, fundamental hoje no dia a dia, o seguro do aparelho dá a tranquilidade necessária em casos de danos físicos no mesmo ou de roubos, ocorrências comuns no Brasil.

Todos sabem que direção e celular não combinam, mas o que vemos nas ruas são as pessoas caçando pokémons no trânsito. Portanto, se você é um desses, quando estiver conduzindo um veículo, não desvie a sua atenção do volante. Ainda não existem estatísticas a respeito, mas já existem notícias de acidentes causados pelo jogo, o que poderá impactar na sinistralidade do seguro auto.

Agora que você já sabe como se proteger, bom jogo!

* João Rigobello, diretor de Affinity da Willis Towers Watson

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO