Ultima atualização 29 de agosto

Goianos despertam para o seguro

Aderir ao produto ainda não é muito comum entre os brasileiros, mas Goiás desponta com a população interessada por diferentes tipos de apólices

 

Goianos despertam para o seguro

 

Famoso pelo agronegócio, Goiás se destaca quando o assunto é seguro. De 2003 a 2015, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o mercado segurador goiano cresceu 21,55%, enquanto em âmbito nacional o setor registrou alta de 14,74%. No mesmo período, a inflação alcançou aproximadamente 6,26%, demonstrando que o Estado cresceu em torno de 3,5% a mais.

Os bons números refletem não só a vocação da região para a proteção rural, mas principalmente a mudança de comportamento dos consumidores goianos. Enquanto aderir ao seguro ainda não é uma prática muito comum entre os brasileiros, Goiás experimenta o oposto, com a população interessada em apólices que vão desde as tradicionais de automóvel até os produtos de vida e previdência, voltados ao ramo de benefícios.

“A necessidade de resguardar bens ou vidas e a minoração de possíveis impactos econômicos em decorrência de intempérie da natureza ou infortúnio como incêndio, roubo e acidente passaram a ser interpretadas como investimento”, diz Augusto Frederico Costa Rosa de Matos, presidente do Sindseg MG/GO/MT/DF

 

 

Junto com a crise econômica, a disparada nos índices de violência sensibilizou as pessoas para a necessidade de adquirir este tipo de produto. E se hoje os goianos sabem bem da importância de se contar com uma proteção, certamente isso também se deve às ações realizadas pelo mercado para difundir a cultura do seguro. Em parceria com empresas associadas e com o governo, as entidades do segmento investem cada vez mais em iniciativas com foco na responsabilidade e na educação para promover e apoiar ações de cidadania.

O Sindseg, por exemplo, desenvolve programas que contribuem para a redução da violência no trânsito e nas ruas, além de divulgar dicas sobre seguro de automóveis, transporte e previdência privada na programação das rádios locais. Destaque também para o ciclo de palestras promovido junto com a Escola Nacional de Seguros, que capacita especialistas do mercado para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo setor. Com os universitários, o Sindicato debate temas como economia e finanças no mercado de seguros, a função social do seguro e a importância da prevenção.

Entidade que representa os corretores de seguros atuantes no Estado, o Sincor-GO investe em diversas frentes para sensibilizar a sociedade quanto a importância do produto para pessoas físicas, empresas, órgãos públicos e demais entes da comunidade. Uma delas é o Circuito Vida Segura, realizado anualmente em Goiânia. O evento congrega, além do próprio Sindicato, corretores de seguros, executivos das seguradoras, atletas profissionais e pessoas da comunidade em uma corrida de rua para demonstrar o zelo do mercado segurador com a sociedade, do ponto de vista da saúde e do bem-estar. Também por meio dos postos de atendimento aos beneficiários do seguro DPVAT, a entidade mantém contato com a população, que passa a entender porque e para que existe a indústria do seguro.

O que também pode ser considerado um fator de crescimento do interesse é a procura pelo curso de Habilitação de Corretor de Seguros, que contribuiu na disseminação das informações sobre a importância de se contratar seguros por meio de novos corretores, juntamente com aqueles que já atuam há mais tempo no mercado.

 

Peças-chave

O corretor tem papel fundamental na disseminação da cultura do seguro

 

Um dos grandes desafios ao disseminar a cultura de seguro no País é investir em uma linguagem clara, simples e acessível a todos os consumidores, além de ampliar o diálogo com os segurados através de canais de relacionamento. O corretor tem papel fundamental neste processo, levando as informações sobre os produtos e serviços comercializados e mostrando, de forma mais ampla, a real importância de se contratar o produto para a proteção no dia a dia.

 

Henderson
Crédito: Luciana Lombardi
“O corretor é o único profissional habilitado pela Susep para angariar e intermediar a contratação de apólices de seguros. Essa vocação, que se materializa e se converte em portas abertas no contato corpo a corpo com os clientes, é  a oportunidade que temos de disseminar a cultura do seguro, dirimindo dúvidas e desbancando estigmas acerca do produto que o consumidor está adquirindo”, lembra o presidente do Sincor-GO, Henderson de Paula Rodrigues

 

 

É necessário, porém, que o corretor busque aprimoramento constante sobre os produtos que oferta, além do aperfeiçoamento de sua rotina profissional e do investimento em um relacionamento transparente, consistente e pró-ativo na busca de soluções para o segurado. É importante lembrar que o profissional deve se desvincular do seguro de automóvel, ainda considerado o carro-chefe do mercado, e apresentar aos consumidores um amplo leque de ofertas.

Michel

 

“Muitas pessoas desconhecem o seguro devido à falta de oferta do próprio profissional. Nós, corretores, somos muito ‘abitolados’ no automóvel e nos esquecemos de ofertar e comercializar outros ramos”, confessa o diretor-geral da Centralle Corretora de Seguros, Michel Rodrigues Pereira 

 

 

 

 

A mudança de hábito é crucial para o desenvolvimento sustentável do setor e, no Brasil, o mercado segurador demonstra estar no caminho certo. Porém, mesmo com todas as divulgações sobre o setor, seja através dos meios de comunicação ou por ações realizadas pelo próprio segmento, ainda há muito a percorrer para se chegar ao patamar dos grandes países consumidores do produto.

Silvio_

 

 

“Assim como todos os dias consumimos aquilo que julgamos importante no nosso dia a dia, o seguro deve fazer parte da nossa rotina de consumo, além de fomentar a economia e proteger nosso patrimônio, incluindo nosso bem de maior valor: a vida”, declara Silvio Roberto Rodrigues, sócio-diretor comercial da NTI Consulting Corretora de Seguros

 

 

 

A indústria do seguro existe justamente para solucionar essa questão e para garantir tranquilidade às pessoas. Quando pensar até mesmo na sua família, lembre-se que o seguro pode ser feito para resguardá-la de imprevistos e percalços de toda sorte.

Lívia Sousa
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock