Ultima atualização 12 de agosto

Estudo traça evolução da tecnologia bancária e seguros

Levantamento, que está em sua 24ª edição, traz informações que podem auxiliar na estratégia das empresas do setor de seguros

Estudo traça evolução da tecnologia bancária e seguros

Os impactos provocados pelo avanço da tecnologia nos mercados, traduzidos em novos comportamentos e dinâmicas socioeconômicas, são essenciais para se compreender o que acontece no mundo dos negócios. Um ponto crucial é a velocidade com a qual certos movimentos passam de tendências a práticas consolidadas, revolucionando setores. Quando se trata da indústria bancária brasileira, o País conta com um ecossistema robusto, maduro e de ampla envergadura, que se posiciona sempre conectado às novas tendências nos mais diversos campos.

A indústria bancária brasileira não está, aliás, na vanguarda mundial da tecnologia por acaso. A competência reconhecida da gestão, a maturidade do mercado e das regulamentações, o uso das melhores práticas internacionais – com a presença dos bancos brasileiros, inclusive, como benchmarking para o mundo todo – e a postura empreendedora das lideranças os colocam na dianteira das inovações do setor.

A 24ª Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária mostra as transformações no setor e em como elas têm se consolidado no Brasil. Os resultados retratam a evolução do volume de transações pelos canais de atendimento e como cada um deles tem se reconfigurado. Trazem ainda como a tecnologia afeta a ampliação e a capilaridade do acesso a serviços bancários e quais os volumes destinados a investimentos e despesas para a aquisição, manutenção e desenvolvimento da tecnologia da informação dentro dos bancos.

Nesta edição, o levantamento foi realizado pela primeira vez pela Deloitte. Os 17 bancos que responderam aos
questionários do estudo representam 93% dos ativos da indústria no País. Também foram consultados profissionais dos bancos.

Entre os destaques está o crescimento de mais de 100 vezes no número de transações feitas por Mobile Banking desde 2011, para 11,2 bilhões em 2015 – número 138% maior do que o de 2014 –, forte indicativo de que os esforços em promover a digitalização e a mobilidade como frentes importantes da estratégia de diversificação de canais alcança grandes resultados.

O relatório mostra também que, apesar do avanço dos canais digitais, as frentes físicas e tradicionais de relacionamento, como agências e correspondentes, mantêm-se relevantes no atendimento ao consumidor. O levantamento revela ainda que os investimentos das instituições bancárias em tecnologia em 2015 no Brasil foram de R$ 19 bilhões.

Confira aqui a pesquisa na íntegra.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock