Ultima atualização 08 de julho

Plano de saúde popular abre espaço para judicialização

Para operar com custos menores, entidades do setor acreditam que as coberturas do produto seriam inferiores à dos planos comercializados atualmente

Plano de saúde popular abre espaço para judicialização

As entidades que representam as operadoras e seguradoras de planos de saúde acreditam que a criação de um plano de saúde popular poderá aumentar os casos de judicialização no setor. Feita pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, na última quarta-feira (6), a proposta – que deve ser levada para aprovação na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – visa oferecer aos consumidores um plano de baixo custo, com menos serviços do que a cobertura mínima obrigatória estabelecida pela órgão regulador. Na visão de Barros, a medida poderia aliviar os gastos do governo com o Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com as instituições, a cobertura dos planos de saúde populares provavelmente será inferior à dos atuais, como sinalizou o ministro. O receio é de que os usuários exijam cobertura equivalente à dos planos comercializados hoje e, para isso, entrem com ações judiciais.

Para a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) e a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), ao tratar do assunto o ministro dá uma sinalização de que o governo está aberto ao diálogo para criação de mecanismos que possam reduzir os custos da saúde, seja pública ou privada. Segundo a presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes, há a necessidade de se discutir que “a saúde suplementar não tem como atender tudo e todos”. Já Pedro Ramos, diretor da Abramge, defende que é preciso tomar um primeiro passo para se discutir uma flexibilização das regras do setor.

* Com informações do Valor Econômico e da Folha de S.Paulo

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO