Ultima atualização 20 de julho

Ministro da Saúde mantém diálogo com profissionais do setor

Ricardo Barros participou de encontro em São Paulo, que também contou com a presença da presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes

Ministro da Saúde mantém diálogo com profissionais do setor

Em encontro realizado no dia 18 de julho, na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), o ministro da Saúde, Ricardo Barros, fez um panorama dos grandes desafios da sua gestão no ministério. Para uma plateia de empresários e profissionais do segmento, ele afirmou que informação, promoção e prevenção à saúde e dialogo são os principais pilares de seu trabalho.

Barros também defendeu a incorporação de novas tecnologias como ferramenta para diminuir os custos do setor. Na saúde pública, prometeu fortalecer programas como Mais Médicos, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA). “O modelo do Sistema Único de Saúde (SUS) tem que ser mais barato e eficiente”, afirmou.

De acordo com o ministro, está em andamento o projeto de centralização de sistemas de informação do SUS, permitindo a integração de diferentes fontes. “Há um grande desafio na atenção básica. A melhor qualidade das consultas permitiria economizar dinheiro”. Segundo ele, 50% dos exames pedidos no SUS não são retirados, e 80% dão resultado normal.

No encontro, que contou com as presenças de Solange Beatriz Palheiro Mendes e José Cechin – respectivamente, presidente e diretor-executivo da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) –, Barros acenou com o possível credenciamento de hospitais públicos para atender também aos planos privados. “O ministro tem uma visão lúcida com relação ao orçamento público. Significa ter a compreensão de que o SUS só pode oferecer o que o próprio sistema dispõe. É impossível dar tudo, a todos, o tempo todo, porque os recursos são escassos. Nesse momento de crise, precisamos trabalhar juntos”, declarou Solange Beatriz.

Com relação à judicialização, Barros adiantou que está em contato com os ministros do Judiciário para dialogar em busca de soluções que ajudem a coibir os excessos. “Essa é uma medida de extrema urgência”, declarou a presidente da FenaSaúde. “Hoje mesmo tivemos a notícia de que a Policia Federal desarticulou um esquema de fraude em compras de equipamentos médicos no Hospital das Clínicas de São Paulo. O prejuízo estimado é de cerca de R$ 18 milhões aos cofres públicos”,  complementou a executiva.

Solange Beatriz se referiu a Operação Dopamina, realizada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, que apurou fraudes na compra de equipamentos por servidores do Hospital das Clínicas de São Paulo para implante em pacientes com o Mal de Parkinson. De acordo com a investigação, 82 pacientes deixaram de ser atendidos em favor de quem entrou na Justiça seguindo orientação de um cirurgião e do diretor-administrativo do maior complexo hospitalar da América Latina.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock