Ultima atualização 28 de julho

Joaquim Mendanha é nomeado superintendente da Susep

Mendanha era presidente do Sincor-GO e diretor secretário da Fenacor. É a segunda vez que um corretor de seguros assume a superintendência

mendanha

Decreto assinado pelo presidente da República Michel Temer publicado na edição da última terça-feira (26) do Diário Oficial da União confirma: o presidente licenciado do SINCOR-GOJoaquim Mendanha de Ataídes, comandará, a partir de agora, a Superintendência de Seguros Privados (Susep). A autarquia, vinculada ao Ministério da Fazenda, é responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro e, em 2016, completa meio século de funcionamento no Brasil.

Será a segunda vez, na história da Susep, que um representante do mercado de seguros goiano ocupará a função. A primeira foi com Armando Vergílio, ex-presidente do SINCOR-GO e atual presidente da Fenacor, que esteve à frente da autarquia entre 2007 e 2010.

“Colocarei toda a experiência adquirida ao longo da minha trajetória no mercado de seguros a serviço da Susep, respondendo, assim, à confiança depositada em meu nome pelo presidente Michel Temer e pelo ministro Henrique Meireles”, disse Joaquim Mendanha em entrevista à Comunicação do SINCOR-GO. Aos 48 anos, Mendanha reúne quase três décadas de experiência no segmento. “O fato de um corretor de seguros retornar ao comando da superintendência demonstra o papel fundamental e indispensável exercido pelos representantes desta atividade na cadeia produtiva do setor”, destaca.

Como grande líder do mercado de corretagem de seguros, Mendanha colocou o Estado de Goiás em destaque no cenário nacional. Sétimo, no ranking dos Estados com maior volume de captação de prêmios de seguros, Goiás tem experimentado índices de crescimento do setor superiores à média brasileira, em todos os ramos. Na última década, cresceu 21,75%, frente à média de 15,01% de crescimento do mercado nacional.

Dentre as importantes atribuições da Susep que serão o foco da administração de Mendanha estão a defesa dos interesses dos consumidores junto ao mercado supervisionado pelo órgão e a promoção da estabilidade dos mercados sob sua jurisdição. Segurança jurídica, eficácia, eficiência, transparência, sustentabilidade e ética são valores basilares sobre os quais foi instituída a autarquia, em 1966.

Currículo

Joaquim Mendanha de Ataídes é graduado em Administração e Marketing pela então Universidade Católica de Goiás (hoje Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e Master in Business Administration (MBA) em Seguros e Resseguros pela Escola Nacional de Seguros.

Habilitou-se corretor de seguros em 1989 e, desde 1997, desempenha também atividade de representação institucional junto ao setor. De 1998 a 2000 foi 2º secretário na diretoria do SINCOR-GO. Entre 2001 e 2003, ocupou a cadeira de 1º secretário e entre 2004 e 2006, 1º vice-presidente na gestão do SINCOR Goiás. Em 2007, elegeu-se para seu primeiro mandato como presidente da entidade. Estava no seu terceiro mandato à frente do SINCOR-GO (gestão 2014-2017).
É cooperado fundador da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão das Micros Regiões de Goiânia e Anápolis Ltda (SICOOB CREDSEGURO), onde atualmente ocupa a 1ª vice-presidência.

Desde 2001, ocupa funções na diretoria da FENACOR e atualmente era secretário Geral da entidade nacional.

No comando da Susep, Joaquim Mendanha substituirá Roberto Westenberger, que ocupou a função nos últimos dois anos.

K.L.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock