Ultima atualização 11 de julho

Contribuição para previdência sobe 17% em 2016

Levantamento mostra que a contribuição mensal a planos de previdência aumentou 17% no período de abril de 2015 a abril de 2016

previdência

De acordo com dados levantados pela seguradora Brasilprev em sua carteira de clientes, de abril de 2015 a abril de 2016 os aportes em previdência privada aumentou em 17%. Este pode ser um indício de que as pessoas estão mais preocupadas com o seu futuro, dadas as incertezas políticas e econômicas e a falta de perspectiva de uma aposentadoria pública suficiente para a sua subsistência.
Esse novo pensamento pode ser positivo, tendo em vista o aumento da longevidade: um levantamento do IBGE referente a 2014, divulgado em dezembro de 2015, aponta que a expectativa de vida do brasileiro ao nascer subiu para 75,2 anos. A pesquisa anterior apontava a esperança de vida em 74,9 anos. Ou seja, com a perspectiva de viver mais, é imprescindível um bom preparo para garantir que este tempo seja vivido de maneira plena.
O estudo da Brasilprev, realizado a partir de sua base de clientes, revela o aumento na contribuição mensal aos planos de previdência privada, que tem como foco constituição de reserva financeira para uso no longo prazo. O valor médio dos aportes nos produtos da companhia cresceu 17% entre abril de 2015 e abril de 2016, evolução superior ao período anterior, que foi de 11%. Avaliando um intervalo mais extenso, de cinco anos, este indicador cresceu 66%.
Neste contexto, o tempo é um fator essencial. Não apenas pela expectativa de viver mais: quanto mais cedo começar o investimento em recursos para o futuro, melhor o retorno. Isso fica evidente nesta simulação da Brasilprev: ela mostra o quanto investir para chegar ao tão desejado R$ 1 milhão aos 60 anos, considerando diferentes idades para o início da formação da reserva. Utilizando uma taxa de juros real ao ano de 4,5%, fica claro que o quanto antes se começa, menor o investimento mensal necessário:

 

brasilprev

Além disso, o rendimento ao longo do tempo também é impactado. Mais cedo iniciando o investimento, maior será a parcela de rendimentos na reserva final, como mostra o gráfico a seguir:

 

brasilprev 2

“Todos estes movimentos demográficos são favoráveis para a população brasileira. O que é preciso, hoje, é despertar a consciência do cuidado físico e financeiro, para que o amanhã seja confortável. A Brasilprev aposta em ações que visem à consultoria adequada ao cliente em todo o período de relacionamento”, comenta Soraia Fidalgo, gerente de Inteligência e Gestão de Clientes da Brasilprev.

 K.L.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock