Ultima atualização 07 de julho

Bateu o carro? Saiba o que fazer diante deste imprevisto

Não é fácil decidir qual atitude tomar nesta situação. Para auxiliar os motoristas, especialista apresenta os principais procedimentos a serem seguidos

Bateu o carro_Saiba o que fazer diante deste imprevisto

O que fazer se baterem em seu veículo? E se o acidente provocar feridos? Quem é preciso acionar nesse tipo de situação? Não é fácil decidir qual atitude tomar em situações como essas. Para auxiliar os motoristas, o especialista do Grupo BB e Mapfre apresenta as principais dicas sobre o que fazer diante desse tipo de imprevisto.

A primeira orientação é manter a calma e analisar a situação para checar se existem vítimas. “Em caso positivo, acione imediatamente o serviço de emergência e não realize nenhum movimento com o ferido, pois isso pode prejudicar o quadro de saúde da pessoa”, orienta Jabis Alexandre, diretor geral de Automóvel da companhia.

Em colisões sem vítimas, a primeira recomendação é sinalizar o local do acidente com o triângulo luminoso (geralmente este equipamento fica no porta-malas dos veículos) e manter-se no acostamento da via. Após este procedimento, o aconselhável é coletar os dados dos carros (placa e modelo) e dos motoristas envolvidos no acidente (nome, telefone e RG), além do registro por meio de fotos, se possível.

No caso de colisões leves, uma situação muito comum é o automóvel apresentar problemas após o motorista sair do local, por acreditar que os danos ocasionados não foram prejudiciais ao veículo. “O serviço de guincho oferecido pelas seguradoras é gratuito e não elimina o bônus (indicador que reúne o histórico de sinistro do cliente e fornece desconto na renovação) da apólice, evitando que avarias imperceptíveis sejam agravadas”, explica o especialista.

Após a resolução da situação, a dica final é o registro do Boletim de Ocorrência. O documento será a versão oficial do acidente e das ações tomadas pelos envolvidos, podendo proteger o condutor de eventuais problemas futuros.

Contato com a seguradora

O processo é simples e rápido. Algumas seguradoras oferecem atendimento pelo call center 24 horas e também a opção de abertura do sinistro pela internet, no site da companhia, onde o segurado ou o terceiro poderão enviar cópias dos documentos dos envolvidos e do veículo e do Boletim de Ocorrência e agendar a vistoria do automóvel.

Conserto do veículo

A apólice oferece uma completa estrutura de apoio ao motorista nesse momento. Basta o condutor responsável pela colisão levar o carro para uma avaliação técnica na rede de atendimento da companhia. “Nesse local, os peritos realizarão uma vistoria detalhada do automóvel e definirão o custo. Caso seja superior à franquia estabelecida pelo contrato, o segurado pode pagar esse valor, evitando gastos superiores com a restauração. Também é importante considerar que somente a avaliação não elimina o bônus da apólice. A decisão final é sempre do cliente”, explica o diretor.

O próximo passo é a escolha da oficina para o reparo.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock