Ultima atualização 15 de junho

AGCS e Nephila realizam teste com tecnologia Blockchain

Blockchain é uma tecnologia subjacente da moeda digital Bitcoin com suas aplicações em moedas criptografadas, contratos inteligentes e livros-razão

blockchain

[box color=”#000″ bg=”#fff” font=”arial” fontsize=”12″ radius=”20″ border=”#ff6600″ float=”left” head=”Blockchain ” headbg=”#fff” headcolor=”#000″]Tecnologia subjacente da moeda digital Bitcoin, mas suas aplicações em moedas criptografadas, contratos inteligentes e livros-razão distribuídos estão sendo exploradas pela indústria de serviços financeiros. A tecnologia de contratos inteligentes permite execução digital dos mesmos, com livros-razão automatizados e distribuídos, que são projetados para serem incorruptíveis. Assim, tendo o potencial de reduzir significativamente a arbitrariedade e funções de validação tradicionalmente realizadas por instituições terceirizadas, como bancos, intermediários e administradores, auditores e câmaras de compensação.[/box]

A Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS), através de seu centro de competência Allianz Risk Transfer (ART) e em parceria com a Nephila Capital Limited anuncia que teve êxito na utilização da tecnologia Blockchain de contratos inteligentes para realizar transações de swap em catástrofes naturais. O êxito na realização do teste não apenas demonstra que o processamento transacional e acordos entre seguradoras e investidores podem ser significativamente mais rápidos e simplificados por meio de contratos baseados em Blockchain, mas também, aponta para outros benefícios. Entre eles estão o aumento na negociabilidade de títulos de catástrofes e oportunidades mais amplas de aplicar esta tecnologia em outras transações de seguros.

A tecnologia de contratos inteligentes baseados em nesse modelo tem o potencial de facilitar e acelerar o processo de gerenciamento do contrato. Cada contrato validado na infraestrutura aberta compartilhada contém dados e códigos autoexecutáveis inerentes a estes contratos. Quando um evento gatilho (trigger, em inglês) que atende as condições acordadas acontece, o contrato inteligente colhe informações pré-definidas de todos os participantes. Então, automaticamente, ativa e determina os pagamentos das partes contratadas.

“A tecnologia Blockchain aumentaria a confiança, capacidade de auditoria e velocidade para ambas as trocas e obrigações de catástrofes, na medida em que haveria menos processamento manual, autenticação e verificação por meio de intermediários para confirmar legitimidade de pagamentos/transações de e para os investidores”, explica Richard Boyd, diretor de Subscrições da Allianz Risk Transfer, nas Bermudas. “Trocando as intervenções humanas, que atualmente estão incorporadas a todo o processo de transferência de risco, atrasos de atrito e o risco de falha humana são complemente removidos – com efeito radical na velocidade e eficiência do processo e, no caso de títulos, sobre a possibilidade de negociação de tais valores mobiliários”.

Os títulos e swaps em catástrofes são instrumentos financeiros que transferem um conjunto específico de riscos, normalmente de desastres naturais, como furacões e tufões, de uma seguradora ao investidor ou outros seguradores, utilizando gatilhos com parâmetros definidos. No caso de um swap financeiro em catástrofes, o segurador paga um terceiro para assumir o risco financeiro de um evento catastrófico definido, como um furacão na Flórida, em troca de um pagamento ou séries de pagamento. Se o evento acontecer e coincidir com os “gatilhos” pré-definidos, o terceiro é responsável pelo risco financeiro previamente acordado.

Títulos de catástrofe seguem uma abordagem semelhante, mas com múltiplas partes assumindo a exposição da catástrofe por meio de um instrumento financeiro segurado no qual todas as partes investem. Se um evento catastrófico ocorre, os investidores perdem completamente ou parcialmente o capital investido; se não, eles recebem juros na forma de ‘cupons’ de pagamentos periódicos, assim como, ao fim do título, o retorno do capital investido.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO