Ultima atualização 16 de junho

O custo-benefício dos planos odontológicos

Planos odontológicos não costumam pesar no bolso do cliente e oferecem coberturas variadas. Saiba o que considerar na escolha deste tipo de produto

Os custos-benefícios dos planos odontológicos

Os planos de saúde odontológicos são benefícios que não costumam pesar no bolso do cliente, nem no custo das empresas, mas apresentam excelente custo-benefício. De acordo com Marcelo Alves, diretor da Célebre Corretora de saúde, antes de procurar um serviço odontológico, o indivíduo deve determinar suas reais necessidades.

“Avalie quais procedimentos costuma utilizar e quanto custa, em média, cada um. Não decida levando em conta só o preço, mas também uma boa qualidade do produto. Uma saída é consultar amigos, parentes ou colegas de trabalho que possuam este tipo de convênio”, pontua o executivo.

Alves comenta que é fundamental analisar o cadastro de reclamações das operadoras nas entidades de defesa do consumidor e, assim, evitar as mais problemáticas. “É  importante verificar a abrangência geográfica, exclusões, coberturas e prazos de carências de cada opção disponível no mercado. O cliente ainda deve ter a ciência de que a empresa precisa estar registrada na Agência Nacional da Saúde Suplementar e os seus produtos em situação ativa”.

Por fim, ele ressalta que é conveniente a intermediação de um corretor. “Ele pode simular a contratação em diversas operadoras com o intuito de oferecer a melhor opção às respectivas necessidades do cliente”.

Confira os pontos fundamentais que permeiam estes planos.

Carências

Nos planos odontológicos, para determinados procedimentos, podem existir carências (período em que o consumidor não pode utilizar o serviço, embora esteja pagando a mensalidade). “Em geral, para consultas e exames, costuma ser exigido período igual ou inferior a 30 dias. Já para endodontia (tratamento de canal), o tempo pode chegar até 120 dias”, informa Alves. “Nos planos PME ou Empresariais, não costuma existir carência. Todos os procedimentos são liberados na vigência do contrato, porém nestes planos o contrato tem cláusula que determina a permanência no plano por pelo menos um ano”, complementa.

Autorização de exames

Há operadoras que exigem, antes de quaisquer procedimentos, uma autorização prévia.

Reembolso

Caso o beneficiário opte por um dentista não pertencente à rede credenciada, poucas operadoras odontológicas oferecem reembolso.

Cobertura

Atenção para as coberturas, pois os procedimentos de prótese e implantes dentários são considerados estéticos e por isso não têm cobertura em todos os planos e, quando há cobertura prevista em contrato, geralmente o preço da mensalidade é muito mais alto. O ideal é que o usuário se informe antes e analise se compensa o custo-benefício.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO