Ultima atualização 03 de junho

Índice de confiança do setor tem a maior alta em dois anos

Em maio, Índice subiu 8,2%. Esta é a quarta alta consecutiva do indicador, que chegou a 90,3 pontos

Lucro líquido da Porto Seguro chega a R$ 240 mi no 1º tri

O Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS) subiu 8,2% em maio, de acordo com pesquisa da Fenacor. Esta é a quarta alta consecutiva do indicador, que chegou a 90,3 pontos – a média mais alta dos últimos dois anos.

“Maio foi um mês de eventos marcantes no cenário político nacional, com a posse do presidente em exercício, Michel Temer, e uma mudança geral no quadro dos ministérios. Tudo isso influencia a percepção de futuro do empresariado e da população em geral. Então, é natural que esse quadro se reflita no ânimo do mercado de seguros, a exemplo do que ocorreu com outros indicadores de maio”, explica o presidente da Federação, Armando Vergilio. Um dos exemplos é o Índice de Confiança do Comércio (ICOM), da Fundação Getúlio Vargas, que avançou 4,3 pontos em maio.

A pesquisa também apura a expectativa das empresas em relação ao crescimento da economia pelos próximos seis meses. Todos os três segmentos do setor (seguradoras, corretoras e resseguradoras) tiveram aumento, passando a ter percentual de destaque (acima de 50%): 67%, 71% e 67%, respectivamente. “Se for mantida essa tendência de alta nos próximos meses, acreditamos que o setor vai confirmar a expectativa de crescimento em 2016”, continua Vergilio.

O setor de seguros é responsável por 6% do Produto Interno Bruto (PIB). É uma indústria que emprega mais de 40 mil pessoas, abriga aproximadamente 95 mil corretores e reúne 112 companhias seguradoras em todo o País. Em 2015, movimentou R$ 92 bilhões em volume de prêmios, crescendo 12%.

Os percentuais são calculados a partir de pesquisa realizada pela Fenacor com 100 grandes empresas do setor, que indicam percentuais de 0 a 200 para a confiança na economia, rentabilidade e faturamento. Foram apurados ainda outros três indicadores: ICSS (de confiança do setor de seguros no Brasil), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).

Variação dos indicadores

tabela 1

Variações dos indicadores nos últimos cinco meses

tabela 2

A pesquisa também apura as expectativas para faturamento e rentabilidade as empresas. O destaque da pesquisa é das resseguradoras, com bons indicadores em todos os itens.

Faturamento

Ao todo, 91% das resseguradoras, 71% das corretoras e 51% das corretoras esperam um crescimento da economia pior ou muito pior nos próximos seis meses. Em relação a abril, houve aumento para resseguradoras (frente a 83% de abril) e 68% das corretoras. As seguradoras mantiveram percentual estável.

Rentabilidade

As resseguradoras estão otimistas em relação à rentabilidade do setor pelos próximos seis meses: 75%. Entre as demais empresas, as seguradoras esperam melhora de 65% e as corretoras, de 71%. Estas últimos tiveram aumento de 9 e 15 pontos percentuais, respectivamente.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock