Ultima atualização 30 de junho

Índice de confiança do setor tem alta no 1° semestre

Índice fechou o período com crescimento de 40%. Desempenho reflete expectativa favorável das empresas quanto ao reaquecimento do mercado segurador

Índice de confiança do setor tem alta no 1° semestre

O Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS) fechou o primeiro semestre do ano com alta de 40%, segundo levantamento da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor). Este foi o quinto mês consecutivo de crescimento do índice, que chegou a 94 pontos, a média mais alta dos últimos dois anos. O desempenho reflete a expectativa favorável das empresas quanto ao reaquecimento do mercado de seguros, apesar de uma queda real de 3,6% no volume de prêmios e contribuições entre janeiro e abril.

“A recuperação do setor ficará mais clara no segundo semestre. Há segmentos que podem impulsionar os negócios, como o seguro patrimonial, que acumula alta de 6,5% em receitas, e o setor de benefícios. Ou seja, é possível chegarmos ao final do ano com um resultado positivo. O ICSS como retrato das expectativas do setor pode nos dar sinais de retomada nos próximos seis meses”, destaca o presidente da Federação, Armando Vergilio, lembrando que o indicador não ultrapassa a barreira dos 100 pontos desde 2014.

A pesquisa também apura a expectativa das empresas em relação ao crescimento da economia pelos próximos seis meses. Todos os três segmentos do mercado (seguradoras, corretoras e resseguradoras) registraram alta dos seus índices de confiança: 72%, 76% e 69%, respectivamente. Quanto ao faturamento, 87% das resseguradoras, 76% das corretoras e 65% das corretoras esperam um cenário mais favorável nos próximos seis meses.

Entre as resseguradoras, 81% estão otimistas em relação à rentabilidade do setor pelos próximos seis meses. Essa expectativa é compartilhada por 69% das seguradoras e por 76% das corretoras.

O setor de seguros é responsável por 6% do Produto Interno Bruto (PIB). É uma indústria que emprega mais de 40 mil pessoas, abriga aproximadamente 95 mil corretores e reúne 112 companhias seguradoras em todo o País. Em 2015, movimentou R$ 365 bilhões em volume de prêmios V(considerando resseguros ea saúde suplementar), crescendo 11,6%, o que mostra sua força na economia nacional.

Os resultados do ICSS são calculados a partir de pesquisa realizada pela Fenacor com 100 grandes empresas do setor, que indicam percentuais de 0 a 200 para a confiança na economia, rentabilidade e faturamento. Também foram apurados outros três indicadores: ICSS (de confiança do setor de seguros no Brasil), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).

FENACOR 1

FENACOR 2

L.S.
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO