Ultima atualização 30 de maio

Susep fará ‘big-brother’ para aumentar fiscalização e proteção do mercado

Roberto Westenberger, superintendente da autarquia, revelou que pretende fazer modificações na atuação e trazer ao mercado uma nova Susep

Revista Apólice transmite coletiva do Sincor-SP com a participação de Roberto Westenberger

Roberto Westenberger, que há dois anos está à frente da Superintendência de Seguros Privados, revelou em entrevista ao Valor Econômico que pretende fazer modificações na atuação da autarquia, trazendo uma nova Susep.

De acordo com o executivo, “a grande mudança é a criação de uma diretoria de conduta”. Westenberger acredita que a atuação está defasada em relação ao desenvolvimento do mercado no Brasil e também às práticas internacionais. Essa última recomenda que existam duas linhas de trabalho no que diz respeito à supervisão: uma vertente que olha a saúde financeira e outra que avalia as práticas das seguradoras e corretores de seguros em relação a seus consumidores.

O investimento em tecnologia será mais focado nessa direção: a relação cliente-mercado. Base de dados com informações de Procons, Ministério Público e outros agentes estão na agenda de alianças para que a os serviços prestados sejam devidamente avaliados. O Big Data, portanto, chega à autarquia com mais força para unir a base de dados e auxiliar com mais rapidez a identificação de problemas.

Venda casada de seguros, venda forçada, como garantia estendida ou seguro viagem, estão na mira dessas nova função. “A ideia é fazer uma utilização mais racional. É como se eu tivesse uma grande antena aqui na Susep recebendo informações em tempo real das seguradoras e dos atores que podem ser atingidos por um produto de seguros”, declarou o superintendente durante a entrevista. Já para a supervisão dos corretores, o caminho será a autorregulação.

As entidades de corretores de seguros serão braços da Susep para que a autorregulação ocorra, e exista a certeza que por meio de manuais de conduta e certificação as boas práticas estão sendo seguidas.  “Esperamos que o fato de ter esse ‘big brother’ tenha efeito preventivo”, afirmou o superintendente.
Fonte: Valor Econômico

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock