Ultima atualização 13 de maio

Presidente da FenSeg sugere ajustes na resolução do seguro Auto Popular

João Francisco Borges da Costa defende, entre outros pontos, a inclusão de peças novas a serem utilizadas pelo mercado

Presidente da FenSeg sugere ajustes na resolução do seguro Auto Popular

O Brasil tem hoje 42 milhões de veículos circulantes, entre carros, caminhões e ônibus. Desse total, 37% possuem até cinco anos de uso, 30% representam os veículos com idade entre seis e dez anos e 15% são os que possuem entre 11 e 15 anos. Os veículos com mais de 20 anos estão na casa dos 5%. “Temos que olhar esses outros 63% onde o seguro tem baixíssima penetração”, alertou o presidente da FenSeg, João Francisco Borges da Costa, durante o almoço, em Porto Alegre, promovido pelo Sindseg-RS.

O executivo destacou ainda que o mercado e a Federação veem no seguro Auto Popular a alternativa que permitirá o acesso da parte da população que não possui condições financeiras para contratar um seguro normal de automóveis, e admite que o desafio é significativo. “Vislumbramos um mercado potencial de cerca de 20 milhões de veículos, mais do que temos hoje em veículos segurados”, complementou.

Ele destacou ainda três ajustes importantes que devem ser realizados na resolução do seguro Auto Popular, divulgada no último dia 1º de abril, as quais estão sendo analisadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Nesse sentido, ele ressalta a necessidade de ampliação da base de peças a serem utilizadas pelo mercado, incluindo, além das peças usadas, as peças novas que atendam as especificações dos fabricantes de veículos, uma vez que ainda não existe volume de peças usadas disponíveis para atender às futuras demandas.

O presidente da FenSeg acentua também que o mercado entende que o prazo ideal de cobertura deve atender somente a veículos com mais de cinco anos e não veículos com qualquer idade, como define o órgão regulador. Outro ponto importante, segundo ele, se refere à garantia da livre escolha do consumidor na hora de procurar por uma rede que atenda os tipos de reparo. O setor gostaria de estar pronto para ofertar uma rede credenciada, específica, treinada e capacitada, assim que o seguro for comercializado. “No momento a FenSeg e o mercado de seguros estão confiantes e aguardam um retorno positivo da Susep”, sinalizou Costa.

Perspectivas do mercado

O momento econômico pelo qual o país está passando é bastante desafiador, e, segundo o presidente FenSeg, falar de perspectivas nesse cenário é fundamental para que o mercado de seguros faça a sua parte neste processo, ganhe pujança e participação no cenário social, consolidando cada vez mais, a importância do segmento na economia brasileira e na América Latina. “O Brasil é hoje, sem sombra de dúvida, o maior polo de seguros no Cone Sul”, afirmou o executivo.

Dados de janeiro a março de 2016 apresentados pelo presidente da FenSeg mostram um crescimento real de 1,9% de volume de prêmios arrecadados pelo mercado, basicamente por causa de ramos que não são os tradicionais como o segmento de seguros de automóveis, considerado parte significativa da arrecadação, representando 42,6% do mercado. Porém, Costa apontou que a modalidade não está contribuindo de maneira positiva, com uma performance negativa de 3,4%. Já o segmento de seguro Patrimonial teve 2,4% positivos. “Isso foi bastante puxado pelos seguros não ligados a atividades de varejo. O seguro de garantia estendida e os riscos de engenharia tiveram performances negativas”, pontuou.

Outros dados apresentados apontaram um crescimento de 10,5% no seguro Habitacional. Em seguro de iscos financeiros, Fiança Locatícia teve performance negativa, e Garantia, 17,8% positivos. O que se constata é que grande parte da fiança bancária concedida pelas instituições financeiras (bancos) migrou para a atividade de seguros, tendo em vista a redução dos limites dos clientes. “De certa maneira os bancos preferiram endereçar essas garantias para o segmento de seguro e isso está criando essa performance positiva”, complementou o executivo. Nos demais ramos, o seguro Rural se destaca, com 34% de evolução positiva. No geral, ele atribui esses resultados às mudanças de calendário. “O fato é que algumas renovações migraram de dezembro para janeiro e impulsionaram os números, de certa maneira”, finalizou.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock