Ultima atualização 25 de maio

IRB patrocina exposição “Pablo Picasso – mão erudita, olho selvagem”

Exposição está em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo e traz obras de diversas fases da carreira de Pablo Picasso

Picasso aticação 03

Com patrocínio do IRB Brasil RE, “Pablo Picasso – mão erudita, olho selvagem” chegou, esta semana, ao Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A exposição faz um recorte cronológico da obra de um artista à frente do seu tempo e abrange desde seus primeiros anos até sua fase final, na década de 1970.

Pela primeira vez em viagem, os trabalhos vêm da coleção do Museu Picasso de Paris e pertenceram ao próprio artista, que não os vendeu ou doou durante sua vida, mas escolheu mantê-los. “Para nós, do IRB Brasil RE, Picasso é uma fonte inesgotável de inspiração. E esperamos que seja também para todos os que tiverem a oportunidade de conferir esta mostra, que temos o orgulho de patrocinar”, descreve José Carlos Cardoso, presidente da companhia.

Fazem parte do acervo obras como “Retrato de Homem” (1901), marco de sua Fase Azul; “Autorretrato” (1906), uma autorrepresentação, recurso que Picasso usou ao longo de toda sua carreira; e as fotos de Dora Maar, uma de suas mulheres, que documenta o processo de pintura da obra “Guernica” (1937). O conjunto escolhido pela curadoria reúne pinturas, desenhos e escultura de violões e instrumentos de corda representativos das fases cubistas do artista.

O IRB Brasil RE tem se firmado como incentivador do acesso à cultura, já tendo patrocinado exposições renomadas de artistas como Frida Kahlo e Salvador Dalí. Além disso, somente entre 2015 e 2016, a empresa já apoiou mais de 30 ações, entre projetos culturais, sociais e esportivos, entre outros.

 

Ação Interativa:
Durante todo o período da exposição, até 14 de agosto, o IRB Brasil RE também promove uma ação interativa criada pela agência UP Line, intitulada Painting Experience. Nela, o público vai entrar em um ambiente imersivo e, com ajuda de um óculos de realidade virtual, poderá viver a experiência de um pintor.
E como funciona? Utilizando apenas os movimentos de braços e mãos, o visitante poderá produzir sua própria arte durante 3 minutos. Ao terminar, tem a possibilidade de compartilhar a pintura nas redes sociais por meio de uma tela touch screen.

“O nosso principal objetivo é conectar o IRB e o público da exposição com uma experiência de conteúdo relevante inspirada em Picasso e seu universo, utilizando uma tecnologia inovadora”, explica Marcella Mugnaini, sócia-diretora da UP Line, ressaltando que o Vive – óculos virtual da HTC – é uma das versões de tecnologia VR (virtual reality) mais modernas no mundo. “Um dos maiores destaques do gadget é o recurso Lighthouse, que rastreia os movimentos medindo o posicionamento das mãos e da cabeça. Dessa maneira, o usuário tem a oportunidade de participar de uma simulação cada vez mais próxima ao real”, revela.

Paul Conolly, vice-presidente do IRB Brasil RE, falou sobre a relação da resseguradora com projetos culturais durante visita à exposição:

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock