Ultima atualização 05 de abril

Resseguro em tempos de crise política e econômica

Setores como o seguro de garantia e o seguro saúde apresentam condições para avançar guiados pelo resseguro
IMG_2994
Roberto Westenberger, Marcio Coriolano e Paulo Pereira, na coletiva de imprensa do 5º Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro

5º Encontro de Resseguro – O Brasil vive momentos complexos em seu cenário político e econômico desde 2015. Mesmo assim, o setor de seguros e resseguros mostrou-se resiliente, avançando com um cenário em que o capital passa a ter custo intrínseco e com aversão ao risco. “É neste momento que o setor pode contribuir para a proteção de uma legião de brasileiros que conquistou bens e avanços sociais no passado recente”, afirmou Marcio Coriolano, presidente da CNseg.

Para uma plateia de cerca de 500 pessoas, o executivo afirmou que há vários setores que apresentam condições para avançar guiados pelo resseguro, como o seguro de garantia e o saúde, por exemplo. “As oportunidades para o setor crescerão, porque a severidade está aumentando, o que pode minimizado com a ajuda do resseguro. Produto, emprego e renda é o combustível do setor de seguros e resseguros”, enfatizou Coriolano. Mesmo com a crise política e financeira, as pessoas que tiverem oportunidade continuarão consumindo os produtos do mercado. Para ele, é hora de ter criatividade.

Com crescimento de cerca de 30% em prêmios em 2015, o setor de resseguro é considerado a locomotiva do mercado, pelo seu poder de aumentar a capacidade financeira das seguradoras. Além disso, outra função do setor é criar produtos que atendam as necessidades dos clientes e não apenas os interesses econômicos das empresas. “Neste caso, o lucro vem como consequência da distribuição de produtos que cubram o que o cliente precisa”, ressaltou Roberto Westenberger, superintendente da Susep.

“Se pensarmos macroeconomicamente na indústria do seguro, se olharmos atentamente, veremos que a participação desta indústria na economia ainda está aquém da países sulamericanos como o Chile”, animou-se Westenberger durante a coletiva para a imprensa. Para ele, há um crescimento represado desde a abertura do mercado de resseguros, principalmente em relação à criação de novos produtos nas áreas de garantia, longevidade e saúde, por exemplo. Depois da abertura, as resseguradoras perderam a comodidade de ter condições e comissões uniformes. “A palavra de ordem agora é competição”, sentenciou o superintendente.

 

 

Kelly Lubiato, do Rio de Janeiro
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock