Ultima atualização 25 de abril

Os cuidados para evitar o vírus H1N1 no ambiente de trabalho

Desde o início do ano, foram registrados 1012 casos de H1N1 e 153 mortes em decorrência do mesmo vírus

Os cuidados para evitar o vírus H1N1 no ambiente de trabalho

Desde o início do ano, foram registrados 1012 casos de H1N1, também conhecido como influenza A, e 153 mortes em decorrência do mesmo vírus, de acordo com o informe divulgado em 19 de abril pelo Ministério da Saúde.

Surpreendendo as previsões, a doença se manifestou antes do esperado e os sintomas apresentados pelos pacientes continuam similares ao da gripe comum: tosse, falta de ar, dores no corpo e na garganta, nariz entupido e coriza, também podendo apresentar episódios de vômito, diarreia e febre alta. Por isso, é importante procurar um pronto atendimento assim que houver suspeita de contaminação por H1N1.

Mas o que é possível fazer para evitar a contaminação, principalmente no ambiente de trabalho? A infectologista do Hapvida, Maria Alice Sena, indica quais são os cuidados que podem ser tomados para evitar o contágio da doença.

Higienização das mãos

Orientar os profissionais a lavarem as mãos com água e sabão com frequência, principalmente ao chegar de ambientes externos e disponibilizar produtos à base de álcool (mínimo de 60%) em lugares comuns, como porta de banheiros, salas de reunião e próximo aos elevadores.

Cuidado com tosse e espirro

Ao tossir ou espirrar, não encostar as mãos na boca, nariz e olhos. A recomendação é usar lenços descartáveis para tapar a boca. “A principal forma de contágio do H1N1 é por meio do contato próximo com secreções respiratórias da pessoa portadora do vírus, por meio da tosse, espirro ou durante a fala”, esclarece Maria Alice.

Móveis

Fazer a higienização dos móveis passando álcool 70% no mobiliário também é um modo de reduzir o risco de contaminação pelo vírus H1N1. Portanto, ao final do expediente, é necessário limpar teclados, mouses, mesas, telefones e maçanetas das portas.

Ambiente

O medo do mosquito Aedes Aegypti tem feito com que as pessoas fechem as janelas e potencializem o ar condicionado, mas essa não é a melhor atitude. É importante abrir o local, deixando o sol entrar e tornando o ambiente mais ventilado naturalmente, já que o vírus da gripe é adquirido pelo ar.

Objetos e alimentos

Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, caso tenha suspeita ou confirmação de infecção.

Vacina

Diante do surto de gripe antecipado, o Ministério da Saúde decidiu adiantar a campanha anual de vacinação. No estado São Paulo, por exemplo, o mais afetado pela doença, a imunização já começou para os grupos considerados de risco como crianças, gestantes, puérperas (quem acabou de dar à luz) e trabalhadores da saúde. A campanha nacional tem início no dia 30 de abril e vai até 20 de maio. Na rede pública, as vacinas oferecidas são as chamadas trivalentes, pois protegem contra os vírus H1N1, H3N2 e o tipo B. Já na rede privada, é possível encontrar também as vacinas quadrivalentes, com cepas para um outro tipo de influenza B.

“A vacinação é uma das medidas utilizadas para prevenção da doença, uma vez que pode ser administrada antes de possível exposição ao vírus. É feita em dose única, porém há necessidade de reforço anual para que sejam atualizadas as cepas do vírus disponibilizadas na vacina”, explica a especialista.

Pós-infecção

“Um profissional foi infectado. E agora?” O primeiro passo é ausentar temporariamente o profissional do local de trabalho para não contagiar as demais pessoas, até que a saúde seja restabelecida. Outra recomendação é realizar a limpeza e desinfecção de equipamentos utilizados pelo doente.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock