Ultima atualização 20 de abril

Operadoras investem em saúde preventiva

Programas de prevenção de doença e orientações aos beneficiários colaboram para melhorar a saúde dos colaboradores e para diminuir os custos do plano para as empresas

Luciana Lauretti

Para diminuir a sinistralidade e evitar mais prejuízos que vem sendo contabilizados com a perda de beneficiários diante da crise e do aumento do desemprego, empresas e operadoras de planos de saúde estão atrás de programas de gerenciamento de saúde e de prevenção de doenças.

​​​Na AzimuteMed, empresa que desenvolve programa de saúde, esta procura aumentou em ​12​% nos últimos meses. “A carteira das operadoras está diminuindo, mas os gastos  continuam por até três meses da rescisão do contrato com o cliente, gerando um déficit para a empresa. Por conta disso temos recebido diversas solicitações para o desenvolvimento de soluções que impactem de forma positiva na carteira”, conta Luciana Lauretti, sócia da AzimuteMed.​

​Segundo dados do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), o mercado brasileiro de planos de saúde médico-hospitalares perdeu cerca de 766 mil beneficiários em 2015, uma queda de 1,5% em relação ao ano anterior. O principal segmento a pressionar as perdas foram os contratos oferecidos por empresas a seus colaboradores: uma perda de 404,8 mil vidas.

Um dos programas de maior interesse é o da conscientização sobre a utilização do plano de saúde.  “Sabemos que o uso inadequado do benefício eleva a sinistralidade e, consequentemente, o valor da mensalidade”, explica Luciana. Estudo conduzido pela empresa em uma carteira corporativa com 2.350 vidas revela que 13,5% usam o plano de saúde de forma abusiva, o que gera um sinistro anual por pessoa no valor de R$ 2.677,71, quando a média do mercado gira em torno de R$ 906,96.

As operadoras também estão interessadas em investir na saúde de sua população através de programas de prevenção e de gerenciamento de doenças. Além de proporcionar adesão ao tratamento, serviços de orientação a pacientes sobre as prescrições médicas também contribuem para a estabilidade da saúde e qualidade de vida.

“Um paciente informado sobre sua doença, que faz uso correto da medicação e possui hábitos saudáveis, utiliza o plano de saúde de forma inteligente. Isso otimiza custos e traz resultados para as empresas e operadoras de saúde”, conclui Luciana Lauretti.

 

​K.L.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO