Ultima atualização 25 de abril

O seguro na sociedade e na economia do Brasil

Incentivar a realização de estudos e pesquisas sobre o mercado segurador é fundamental para contribuir com a disseminação da cultura do seguro na sociedade brasileira

O seguro na sociedade e na economia do Brasil

Incentivar a realização de estudos e pesquisas sobre o mercado segurador é fundamental para contribuir com a disseminação da cultura do seguro na sociedade brasileira, que ainda precisa evoluir neste sentido. Seguindo esta linha, a Fundación Mapfre elaborou o estudo “O seguro na sociedade e na economia do Brasil”. O levantamento foi apresentado na última terça-feira (19), em São Paulo.

“Se hoje contamos com um mercado cada vez mais profissionalizado e desenvolvido, o mérito disso também pode ser creditado, em grade parte, a iniciativas como essa”, declarou o consultor e palestrante Bento Zanzini.

José Antonio Herce. Crédito: Fundación Mapfre

O economista José Antonio Herce, da consultoria Analista Financieros Internacionales (Afi), foi o especialista responsável pelo estudo e defendeu que sem o seguro a sociedade não poderia ter chegado tão longe. Entre os dados apresentados pelo executivo está fato de o Brasil ter ganhado expressão no ramo securitário: nos segmentos de não-vida (automóvel e danos), a América Latina tem 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) segurado, enquanto o País, isoladamente, atinge a marca de 1,7% desse montante.

“O Brasil está bem posicionado, ligeiramente acima da linha dos países emergentes. Com relação aos países desenvolvidos, se encontra ligeiramente abaixo”, declarou.

Mapfre 1

 

 

Mapfre 2_

 

Quanto à penetração do produto, destaca-se que os autônomos e as famílias brasileiras (longevas e expostas aos riscos durante todo o ciclo de vida) contratam algum tipo de proteção com mais frequência do que as pequenas e médias empresas (PMEs), que muitas vezes deixam de aderir ao seguro até mesmo para riscos convencionais. No final de 2014, segundo o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), apenas 25% dos microempreendedores contavam com coberturas, ainda que 69% dos entrevistados tivessem considerado o seguro importante.

“Os seguros de saúde e de automóvel respondem às necessidades da população e as melhorias na qualidade de vida, mas as necessidades das PMEs são tão variadas quanto as dos lares. É preciso que essas companhias eliminem os obstáculos para a contratação do produto”, disse o economista, apontando a falta de planejamento, o custo (considerado alto) e a não necessidade como os principais motivos da ausência do seguro empresarial nos pequenos negócios brasileiros.

O seguro e a crise

Em um cenário de crise política e econômica, o seguro se torna ainda mais fundamental. Isso porque o Brasil é responsável por puxar negativamente o PIB da América Latina em razão da sua grandeza, segundo Mauro Batista, presidente da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP).

“O seguro deveria ter hoje uma caminhada ascendente em razão de grandes obras que foram projetadas para o nosso País e das famílias que estão se protegendo e, com o impasse atual, isso fica de certa forma comprometido”, pontuou.

Wilson Toneto, presidente da Mapfre Brasil, completou com a afirmação de que em meio à crise é necessário ter seriedade, mas também pensar em maneiras de avançar e disseminar conhecimento, de perpetuar negócios, de aproveitar oportunidades e de divulgar o setor. “Se o seguro não existisse, certamente teria que ser inventado”, disse o executivo.

Lívia Sousa
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock