Ultima atualização 29 de abril

Índice de confiança do setor sobe 12,8% em abril

Esta é a segunda alta consecutiva do indicador, que chegou a 83,4 pontos

Índice de confiança do setor sobe em abril

O Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS) subiu 12,8% em abril, de acordo com pesquisa da Fenacor. Esta é a segunda alta consecutiva do indicador, que chegou a 83,4 pontos, a maior média desde dezembro de 2014.

“Abril foi um mês de eventos marcantes no cenário político, como a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. Na economia, embora prevaleça um quadro de instabilidade, há algumas notícias positivas, principalmente relacionadas ao comércio exterior e a área rural. No próprio setor de seguros, surgiram novidades como a regulamentação do seguro popular. Então, é natural que esse quadro se reflita no ânimo do mercado”, explica o presidente da Federação, Armando Vergilio.

O setor de seguros é responsável por 6% do Produto Interno Bruto (PIB). É uma indústria que emprega mais de 40 mil pessoas, abriga aproximadamente 95 mil corretores e reúne 112 companhias seguradoras em todo o País. Em 2015, movimentou R$ 92 bilhões em volume de prêmios, crescendo 12%.

O cálculo do ICSS, que visa avaliar o grau de confiança e as expectativas do mercado, tem por base entrevistas com executivos de mais de 100 companhias entre corretoras, seguradoras e resseguradoras que indicam percentuais de 0 a 200 para a confiança na economia, rentabilidade e faturamento. Também foram apurados outros três indicadores: ICSS (de confiança do setor de seguros no Brasil), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).

Variação dos indicadores – Março/Abril

ICES: 8,3%
ICER: 12,1%
ICGC: 18,2%
ICSS: 12,8%

Entre março e abril de 2016, o ICCG registrou a maior variação: 18,2%. Mas ainda não há o que comemorar pelo fato de os índices estarem muito baixos (inferiores a 100 pontos). Segundo a Fenacor, o momento é de continuar trabalhando em novas opções de produtos para os clientes. “É preciso disseminar a mentalidade de busca por novas oportunidades de negócios, indo além do seguro de carros, que respondem por cerca de 50% das vendas do setor. Capitalização, vida e previdência despontam entre as possibilidades de ampliar os ganhos”, analisa Vergilio.

O otimismo permanece entre as corretoras e resseguradoras: 60% e 66% destas empresas, respectivamente, acreditam em melhora ou manutenção de ganhos nos próximos seis meses.

Variações dos indicadores nos últimos cinco meses

tabela Fenacor

A pesquisa também apura as expectativas para faturamento, crescimento da economia e rentabilidade as empresas. O destaque da pesquisa é das resseguradoras, com bons indicadores em todos os itens.

Faturamento

Ao todo, 83% das resseguradoras, 68% das corretoras e 51% das seguradoras esperam um crescimento da economia pior ou muito pior nos próximos seis meses.

Rentabilidade

As resseguradoras estão otimistas em relação à rentabilidade do setor pelos próximos seis meses: 75%. Entre as demais empresas, as seguradoras esperam melhora de 51% e as corretoras, de 56%.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO