Ultima atualização 09 de janeiro

Novas regras para o seguro viagem

Alterações na Resolução 315 passaram a valer na última quarta-feira. Confira o que muda na contratação do produto

Seguro viagem

Assistência viagem? Não mais. Agora, a palavra da vez é seguro viagem. Propostas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), as mudanças na Resolução 315 passaram a valer no último sábado (26) e incluem as despesas médicas, hospitalares e odontológicas na lista de coberturas obrigatórias que deverão ser oferecidas aos consumidores na contratação do seguro viagem para o exterior. Nas viagens nacionais, essa cobertura será opcional.

Nos casos de viagens para fora do País, porém, o produto deverá cobrir a volta do consumidor em caso de impedimento de retorno como passageiro regular, traslado médico e traslado de corpo. Antes, o seguro viagem tinha apenas duas coberturas obrigatórias: para os casos de morte e invalidez permanente.

Manes Erlichman

“A Resolução 315 deveria ter entrado em vigor no início de outubro de 2015, mas foi adiada em 180 dias a pedido das seguradoras justamente para que o mercado se preparasse para oferecer o produto adequado” lembra o sócio-diretor da Minuto Seguros, Manes Erlichman, ressaltando ainda que algumas companhias já estavam prontas para atender a demanda desde a divulgação da resolução.

 

Benefícios para o consumidor

De acordo com Erlichman, o segurado sai ganhando com as novas regras, uma vez que os planos eram comercializados sob a forma de assistência e não havia obrigatoriedade de coberturas mínimas. A partir de agora, os planos passam a ser comercializados como seguros, sob a fiscalização da Susep e com coberturas obrigatórias. Além disso, todas as companhias deverão oferecer atendimento em português, independente do local da viagem.

Com a adequação às regras, ampliação do produto e novas coberturas, é provável que o seguro sofra alterações de preço, o que segundo o executivo dependerá exclusivamente da seguradora e da forma como cada uma montará seus produtos.

“A questão da concorrência deve ser levada em consideração. Como algumas companhias já adequaram seus planos à nova regulamentação, essas não devem mexer nos seus preços”, conclui o executivo.

O CEO da QBE Brasil Seguros, Raphael Alexander Swierczynski, também reforça a importância do produto para a segurança dos consumidores. “O seguro viagem é ainda pouco difundido e, na minha opinião, todos ganham com essa obrigatoriedade”, pontua.

Lívia Sousa
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock