Ultima atualização 21 de março

Mercado segurador brasileiro deve crescer entre 9% e 10% em 2016

De acordo com o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, a regulação está entre os principais desafios do setor para os próximos anos
Marcio Coriolano
Marcio Coriolano
Marcio Coriolano
Marcio Coriolano

Nos próximos anos, o setor de seguros deverá trabalhar com cinco requisitos para uma nova jornada: a estabilidade regulatória, a regulação contra cíclica, a redução dos custos de observância, a ampliação dos canais de acesso ao consumidor e o aperfeiçoamento da comunicação com foco na educação em seguros. É o que apontou o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, durante um evento promovido pelo Sindicato das Seguradoras no Rio Grande do Sul, na última quinta-feira (17). Segundo o executivo, para 2016, diante do atual cenário conjuntural do País, a projeção é de que o mercado cresça entre 9% e 10% em relação ao ano passado.

Coriolano destacou que os desafios para os próximos anos têm muito a ver com regulação que pesa sobre o setor, e que conduzirá as propostas de atuação da Confederação para apoiar o mercado diante da atual conjuntura do Brasil. “É um setor estritamente regulado, mas não podemos confundir regulação com aprisionamento. É chegada a hora de o Governo fazer despertar o instinto animal do empreendedor”, disse.

Com relação à estabilidade regulatória, o presidente da CNseg enfatizou que o Brasil está convergindo, efetivamente, para padrões internacionais de solvência e contabilidade. Mas, a seu ver, aproximar-se de regras internacionais agora implica em uma pressão relevante sobre capital e patrimônio exatamente em período de ciclo baixo. “Precisamos mesmo caminhar em ritmo acelerado em nossas empresas com um cenário desses e um mercado solvente que nós temos?”, questionou.

“A decisão das pessoas de poupar, de proteger o seu patrimônio, a sua família, a sua saúde, se faz com certo atraso depois destas conquistas terem sido alcançadas”, explicou Coriolano, salientando que o mercado segurador brasileiro sempre respondeu ao ciclo da economia de forma atrasada. Segundo ele, tanto é verdade que, mesmo em 2012, quando o Brasil apresentou queda do Produto Interno Bruto (PIB) expressiva, o mercado segurador continuou crescendo. “Agora, está acontecendo justamente o contrário. O Brasil conseguiu resistir em 2014, mas, já no final de 2015 se notou um esgotamento dos fundamentos econômicos, nos atingindo duramente.” O executivo lembrou ainda que o mercado segurador evoluiu muito ao longo dos últimos anos, na esteira do ciclo inédito de prosperidade pelo qual passou o País.

A respeito da ampliação dos canais de acesso aos produtos, Coriolano frisou que a legislação e a regulação atual engessam a oferta por meios remotos. Nesse sentido, chamou a atenção para o fato de que, quando se defende meios digitais, não se quer dizer afastar, de forma alguma, o corretor de seguros. “É exatamente nesse momento de fragilidade do consumidor, por ele estar com renda menor e ter que exercer escolha difícil com recursos limitados, que a presença do corretor torna-se cada vez mais importante”. Esclareceu o executivo, completando que, a seu ver, uma sociedade que atingiu um grau de maturidade de desenvolvimento em comunicação não pode mais ficar só se comunicando por papel.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock