Ultima atualização 17 de março

Mercado deve se reestruturar para a retomada da economia

Para o novo presidente da FenaPrevi, Edson Franco, retomada deve "virá com muita força” e segmento deverá aproveitar o momento

Edson Franco

Na atual crise política e econômica, o mercado deve se reestruturar para a retomada. É o que aponta Edson Franco, presidente da FenaPrevi. “Não conseguimos dizer quanto tempo essa crise ainda vai durar porque ela depende basicamente de uma saída política. Mas nosso dever agora é estarmos preparados e com os fundamentos adequados para aproveitar essa retomada, que, na minha opinião, virá com muita força”, disse o executivo. Franco foi o convidado do almoço do Clube Vida em Grupo de São Paulo (CVG-SP) realizado ontem (16) em São Paulo, evento no qual discursou pela primeira vez como presidente da FenaPrevi.

Ainda sobre o ambiente de longo prazo, o executivo enfatizou alguns contextos. Como, por exemplo, o fato de o Brasil ser um país jovem e ainda vivenciar o famoso momento de donos demográficos, mas ao mesmo tempo ter um gasto bastante elevado. Se a renda per capita da população aumentou ao longo das últimas duas décadas, os gastos com a saúde aumentaram em proporção ainda maior. Segundo Franco, o crescimento da longevidade, o envelhecimento da população, a queda do nível de natalidade e o aumento dos gastos com saúde, combinados com o fato de que grande parte da população vive em um alto nível de informalidade no emprego, fazem com que a maioria das pessoas não tenha nenhum tipo de cobertura securitária formal. O resultado disso é um enorme gap de proteção contra mortalidade.

“O gap de proteção de mortalidade, ou seja, o gap de cobertura de capital segurado que temos no Brasil, é da ordem de US$ 2,4 trilhões. Para toda a América Latina, são US$ 7 trilhões. O Brasil vem em primeiro lugar, seguido do México e da Argentina. Isso aqui também mostra o tamanho da oportunidade que nós temos. E, junto com tudo isso, o tema de previdência social que, de alguma forma, afeta a todos os nosso negócios tanto nos seguros de acumulação quanto nos seguros de proteção”, destacou Franco.

Dentro desses gastos, o mais preocupante são os gastos em proporção ao aumento do Produto Interno Bruto (PIB). De 1998 a 2005, o nível de gasto saiu da ordem de 9% para 12% do PIB. “Ou seja, temos uma população muito mais jovem do que a população do Japão, por exemplo, e gastamos em relação ao PIB quase o dobro do que os japoneses gastam com seguridade social. Obviamente, essa é uma situação absolutamente insustentável”, afirmou o presidente da FenaPrevi.

Resultados e perspectivas

Franco também apresentou os resultados obtidos em 2015 pelo segmento de seguro de pessoas. No ano passado, o segmento de risco cresceu 7,3% ante uma alta de 16% no segmento de acumulação. O que se destacam, no entanto, são os produtos VGBL e o seguro individual, que no mesmo período cresceram 18% e 25,8%, respectivamente.

“Aqui temos diversas considerações. Nosso segmento é um segmento em que algumas linhas de negócios não devem ser analisadas de modo agregado, porque elas sentem o efeito da retração muito mais rápido. Um exemplo é o seguro prestamista, que sente o efeito da retração de forma absolutamente instantânea. Em janeiro desse ano comparado a janeiro do ano passado, a queda do seguro prestamista foi de 25%”, disse.

Em janeiro passado, o segmento de seguro total teve crescimento de 25% ante o mesmo período de 2014, seguro viagem teve alta de 25% em relação a 2014, e assistência funeral cresceu acima de 15%. Para Franco, ainda que algumas linhas de negócio tenham um efeito retardado do que acontece na economia atualmente, o mercado começará, especialmente a partir do segundo semestre, a sentir a retração. “Para os produtos de acumulação isso deve demorar um pouco mais a acontecer, porque a aversão ao consumo na verdade gera um maior nível de prudência das pessoas que, em um primeiro momento, pode se materializar em um maior nível de acumulação e de poupança”.

Lívia Sousa
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO