Ultima atualização 25 de maio

Mercado comemora o poder do consumidor

Consumidor deve receber informações sobre seus direitos e deveres

consumidor

O auditório da CNseg, no Rio de Janeiro, ficou lotado para a II Celebração do Dia do Ouvidor e do Dia Internacional do Consumidor, com mais de 80 participantes.

Marcio Coriolano, presidente da CNseg, abriu o evento e disse que o mercado de seguros observou crescimento forte nos últimos anos, sempre a taxas de dois dígitos, em praticamente todos os ramos. Isso aconteceu pelo processo que o Brasil viveu de rápida ascensão social. “As pessoas passarão a ter acesso à proteção, com destaque para o seguro saúde, com a inclusão crescente de consumidores. Aconteceu também com o seguro de vida e o residencial”, destacou Coriolano.

Neste período, também houve o maior empoderamento do consumidor. Ao mesmo tempo que as agências tornaram-se mais fortes, os interesses dos consumidores tiveram articulação para levar os interesses dos consumidores às mais altas esferas governamentais. A utilização das mídias alternativas também deram nova voz aos consumidores. “A novidade maior é que todo o esforço foi acompanhado pelas empresas do mercado para acompanhar esta tendência. A consciência e poder do consumidor são revelados nas suas escolhas”, frisou o executivo.

Coriolano disse que vivemos uma brutal reversão de expectativas em relação ao pais, que afeta a todos, empresas e consumidores. Isso coloca em evidência o ambiente que se revela aqui, com o consumidor se tornando mais fragilidade, porque perde poder de compra, empregabilidade etc. “Ele vai ficar mais atento aos produtos que caibam em seu bolso, e este será um ponto de atenção cada vez mais crítico para as empresas que atuam neste mercado. Para empoderar o consumidor neste momento de fraqueza cívica não apenas de seus direitos, mas também de seus deveres. Ele precisa estar empoderado de conhecimento, de que se trata de sistema mutualista, que a pouca utilização significa melhores condições para todos. Precisamos sair da abordagem meramente financeira para a sensibilização do consumidor como fiscalizador deste sistema, como consumidor consciente e ativo nas escolhas”.

Kelly Lubiato, do Rio de Janeiro
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO