Ultima atualização 16 de março

FHC fala sobre momento político em evento da Tokio Marine

Tokio Marine expertise

Em dia de mudanças significativas para a política brasileira, com Lula aceitando o cargo de Ministro da Casa Civil, a Tokio Marine recebeu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para uma palestra especial sobre o momento político e econômico brasileiro.

A expertise em Grandes Riscos foi mote para que a seguradora desses seus bons resultados, que ressaltam os motivos de otimismo do presidente da companhia, José Adalberto Ferrara. Se 2010 foi um dos melhores anos para o mercado segurador como um todo, a situação foi se agravando negativamente desde 2013. Isso não impediu que algumas empresas pudessem se destacar, a Tokio fechou 2015 em 7° no ranking do mercado de seguros. “Se janeiro representasse todo ano de 2016, a seguradora já seria a 4ª do ranking”, avaliou Ferrara.  Para manter esse crescimento a seguradora resolveu traçar suas metas baseadas em dados internos, baseando seus próximos três anos de crescimento nos números apurados internamente. Com isso, estipulou crescer 50% no Brasil até 2017.

Para ajudar não só a própria empresa, mas o setor, simplificar o seguro e investir em mídia securitária para a cultura do seguro são metas para colaborar com o desenvolvimento. Efetivamente, ajudar corretores a desenvolver novos canais de distribuição e incluí-los em áreas que não são muito exploradas por eles também está nos planos e a Tokio deverá trazer novidades nesse sentido em breve. O microsseguro foi citado por Ferrara como uma oportunidade. “120 milhões de pessoas, nos últimos dez anos, entraram em produtos de microsseguros”, sinalizou.

Entre os compromissos assumidos para 2016 está alcançar o montante de R$ 4,3 bilhões em prêmios emitidos. Nesse sentido, a ampliação de atuação foi o núcleo da fala de Felipe Smith, diretor executivo de produtos PJ, que adiantou que esse ano a seguradora entrará nos ramos D&O e Agro. RC de obras, em riscos de engenharia, também entram nas apostas, assim como o RC geral que atingiu um market share de 11,9% em 2015.  “Essa era a meta para 2017, portanto, adiantamos dois anos”, comemora Smith.

Mas para que o mercado continue vingando e nadando contra a maré, é preciso ter ciência do que está acontecendo nos bastidores políticos e econômicos. Fernando Henrique Cardoso, o convidado especial do evento, deu seu ponto de vista em uma palestra didática. O ex-presidente lembrou outros tempos difíceis, com o períodos de alta inflação, aos olhos de FHC o Brasil daquela época “pedia a abertura de mercado para que o País entrasse na globalização”, que era a tendência mundial.

Entre as tendências que vê agora, ele indicou as matrizes energéticas que devem ser reavaliadas. “Todos os países estão se preparando para essa transformação, enquanto o Brasil continua investindo no petróleo”, criticou. Para ele, a insistir em arcar essa exploração levou ao endividamento da Petrobrás, companhia que, segundo ele, “cedo ou tarde precisará ser capitalizada.

Seguindo a linha histórica, o ex-presidente citou a última crise mundial, causada pela bolha no mercado imobiliário dos EUA, ente 2008 e 2009. “Nós entendemos essa crise de maneira errada. Com isso, acabamos investindo em crédito público e consumo e esse tipo de investimento acaba por não ser reinvestido no setor produtivo”, apontou. Todos esses pontos levantados serviram para endossar a visão do ex-presidente sobre quais são as melhores saídas para o momento atual. “Esse País tem um potencial imenso, mas precisamos entender a dinâmica do mundo. País ainda não perdeu o bonde da história. Temos disponibilidade de gente e de terra, isso continua sendo vantagem, ressaltou.

A maneira como a intervenção do Estado é feita é algo que preocupa FHC, muito porque ele questiona a maneira como o presidencialismo a base de coalizão com partidos muito pequenos que agem por senso de oportunidade. “Os partidos perderam características de definição de valores. Querem vantagens e com isso condicionam o apoio ao governo”, pontua FHC mostrando a inviabilidade de governança sob essas condições. “A presidente atual perdeu a chance de fazer. Se houver mudança, será o vice-presidente capaz de governar? Se não for, cai”, afirmou, completando que quando a condição de governar está perdida inevitavelmente ocorrem mudanças, utilizando como exemplo um paralelo entre as trajetórias de João Goulart e Dilma. “A situação levou à fragmentação dos partidos. Não dá pra não mexer em questões fundamentais como a previdência, questão trabalhista”, opinou.

Durante o evento, a chegada da notícia de que Lula aceitou o cargo de Ministro da Casa Civil foi imediata e duramente criticada pelo ex-presidente FHC. Ele afirmava que 2018 seria uma meta razoável para a recuperação do país, mas que ter o ex-presidente Lula nesse cargo é um erro. “Casa Civil no Brasil é responsável pelo comando da máquina administrativa não é para fazer política. É preciso de alguém que cobre e diga não nos momentos necessários”, avaliou.

Sobre o mercado de seguros, o ex-presidente incentivou o setor e rechaçou a ideia de que esse é um mercado que deve recuar. “Em momento de incertezas o mercado de seguros é muito bom”, elogiou. Finalizando, foi otimista e reiterou confiança: “No momento de dificuldade é que temos mais capacidade de mudar. Se ocorrerá mudança dependerá das lideranças”.

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock