Ultima atualização 02 de março

Aposentados e demitidos podem continuar no plano de saúde empresarial

gerenciamento de riscos saúde

A ANS, em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (SENACOM), divulgou um boletim informativo que discorre sobre a manutenção de planos de saúde. Partindo da Lei n° 9556/98, que garante ao ex-colaborador de plano coletivo empresarial o direito de permanecer com o benefício em caso de aposentadoria ou demissão sem justa causa, fica definido que a manutenção é possível somente nos casos em que o empregado contribuiu mensalmente com o pagamento do plano, excluindo aqueles que tinham o auxílio totalmente custeado pela empresa e os que arcavam somente com pagamentos eventuais de coparticipação por utilização ou franquia.

A Lei, no entanto, estipulou algumas regras: o plano deverá ter sido contratado a partir de 1999 e o usuário deverá arcar com o pagamento integral após sair da empresa, notificando sua decisão pela continuidade no momento em que iniciar seu aviso prévio ou comunicar a decisão de aposentadoria, 30 dias antes do desligamento total da empresa.

Para quem pretende fazer essa opção, fique atento em seu contracheque se o benefício está sendo descontado ou se esse desconto foi feito em período anterior, o direito do beneficiário valerá com base na soma desses períodos de desconto. Além disso, a permanência garante também que ele usufrua das vantagens obtidas pelos empregados de sua categoria por meio de acordos coletivos de trabalho.

Sobre os dependentes, o boletim esclarece que a opção por mantê-los no plano também é válida. Em caso de morte do titular, o direito de manutenção desses dependentes estará assegurado, desde que eles assumam os custos do plano de saúde.

É, portanto, dever do empregador deixar claro ao funcionário que ele tem direito a essa continuidade, a empresa tem a premissa de optar se ele ficará no plano de funcionários ativos ou em outro plano, exclusivo para ex-funcionários. A diferença entre as duas modalidades é que a primeira garante as mesmas características assistenciais do plano de saúde em que estava vinculado, incluindo as mesmas condições de reajustes, preço, faixa etária e fator moderador. No plano de ex-colaboradores, esses mesmos fatores podem sofrer alterações.

Período de permanência

Demitidos e exonerados sem justa causa podem permanecer no plano o equivalente a 1/3 do tempo total de contribuição ao plano de saúde, sendo o mínimo de seis meses e o máximo de dois anos.

Aposentados são divididos em duas categorias: aqueles que têm menos de 10 anos na empresa, têm o direito de permanecer por um ano para cada ano vinculado ao plano de saúde, os que se aposentarem com mais de 10 anos, têm o plano garantido enquanto a empresa mantiver o contrato para os empregados ainda ativos.

Pode acabar

Se o funcionário ingressar em outra empresa com novo plano de saúde ou a empresa optar por cancelar o contrato dos funcionários ativos e ex-empregados, o direito também acaba. Com isso, empregados têm até 60 dias antes do término dos prazos de permanência para fazer a portabilidade para outro plano,individual ou coletivo por adesão.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock