Ultima atualização 03 de março

Como reduzir os custos com planos de saúde para funcionários?

Quatro dicas para auxiliar o RH das empresas na redução dos custos sem que o serviço ofertado aos funcionários perca qualidade

Como reduzir os custos com planos de saúde para funcionários_

No último ano, as empresas tiveram um aumento médio de 14,8% nos custos de planos de saúde para funcionários na comparação com o ano de 2014. Além disso, o custo médio por trabalhador saltou de R$ 196,17 em 2014 para R$ 225,23 em 2015. Com o avanço, as despesas com planos de saúde passaram a representar o equivalente a 11,54% dos gastos com a folha de pagamentos. Em 2012, o índice representava o equivalente a 10,38%. Os dados constam no estudo realizado pela Mercer Marsh Benefícios.

Segundo o CEO da Célebre Corretora de saúde, Marcelo Alves, os fatores fundamentais que impulsionam esse aumento são o avanço da tecnologia, que adiciona e não substitui os antigos exames, o aumento do número de medicamento, novas técnicas cirúrgicas e, claro, o interesse maior das pessoas em cuidar da saúde. “Soma-se a isso outro dado: o envelhecimento da população devido ao aumento da expectativa de vida”, afirma o executivo.

Diante desta realidade e com o objetivo de auxiliar o departamento de Recursos Humanos das empresas na busca pela redução dos custos com plano de saúde, sem que o serviço ofertado para o quadro funcional perca em qualidade, Alves lista quatro dicas fundamentais.

1. Faça uma gestão da saúde da empresa

Para o CEO, fazer uma boa gestão da saúde da empresa vai além da simples troca da operadora de plano de saúde, solução adotada por muitas companhias ainda hoje. “Isso significa buscar informações mais detalhadas sobre a utilização do benefício, investir em comunicação, avaliar o perfil dos empregados, identificar os doentes crônicos, e, finalmente, transformar o usuário em parceiro”.

2. Invista em ações de promoção de saúde entre os funcionários

A estruturação de programas de qualidade de vida e prevenção é uma prática fundamental para controlar os custos dos planos de saúde. “Patrocinar programas de vacinação para os funcionários, incentivar a prática de atividades físicas, adotar programas de nutrição saudável e de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e promover programas para ajudar os colaboradores a abandonar o consumo do cigarro são alguns exemplos de ações que auxiliam na promoção da saúde entre o quadro funcional da empresa, o que, consequentemente, reduz a utilização do plano de saúde por parte dos colaboradores”, aponta Alves.

No entanto, de acordo com o executivo, apenas uma parcela pequena das empresas está fazendo algo neste sentido. “A maioria das companhias não tem nenhum programa estruturado na área e estão mais expostas ao crescimento dos gastos com saúde e os impactos negativos deste benefício em seus resultados”, completa.

3. Adote a coparticipação

Coparticipação é um mecanismo no qual o empregado assume o pagamento de uma parte do valor da consulta ou do procedimento a ser realizado. “É uma maneira de conter custos, sem alterar a rede ou o padrão de atendimento. Além disso, o mecanismo funciona como um moderador de uso, evitando o excesso de utilização indevida pelo segurado”, afirma o executivo.

Alves ainda ressalta que os termos da coparticipação podem ser discutidos com a empresa em todos os aspectos, como, por exemplo, o percentual a ser cobrado do colaborador em consultas, exames e até mesmo em internações (este último pouco usado). “Pode também ser adotado um valor fixo em consultas e um percentual a ser aplicado nos exames, internações, cirurgias, maternidade, entre outros procedimentos”.

4. Estimule o uso racional do benefício

O uso indevido ou inadequado das coberturas oferecidas pelo plano resulta na elevação do índice de sinistralidade. “A consequência direta é o aumento das despesas decorrente do número excessivo de consultas, exames e terapias realizados por parte dos beneficiários, os quais muitas vezes se mostram desnecessários”, diz o CEO.

Alves aponta também que é preciso que todos os funcionários da empresa estejam sempre conscientes de utilizar o seguro ou plano de saúde com responsabilidade. “O uso adequado, racional e só quando realmente necessário beneficia a todos”.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO