Ultima atualização 11 de fevereiro

Mapfre divulga resultados globais de 2015

Grupo somou receitas globais de 26,7 bilhões de euros e lucros de 709 milhões de euros no ano

Mapfre divulga resultados globais de 2015

A receita da Mapfre em 2015 cresceu 4,1% e superou os 26,7 bilhões de euros. Os prêmios de seguros totalizaram 22,3 bilhões de euros, com incremento de 2,3%. O lucro líquido do exercício foi de 709 milhões de euros, 16,1% inferior a 2014, motivado pela redução do resultado técnico decorrente, principalmente, das fortes nevadas nos Estados Unidos, aumento de provisões técnicas extraordinárias e pela maior taxa de impostos em alguns países da América Latina.
Mesmo com menor resultado no ano, os dividendos declarados representam 56,5% do resultado de 2015, um dos pay out mais elevados do mercado espanhol.

“As receitas seguem crescendo, mas devemos seguir avançando para melhorar nossa eficiência e rentabilidade”, destacou o presidente mundial do Grupo. Antonio Huertas.

Recentemente, Huertas divulgou que o Plano Estratégico da companhia de 2016 até 2018, que dá foco ao crescimento rentável e tem como eixo principal a orientação ao cliente, a transformação digital, a excelência na gestão técnica e o fortalecimento da cultura interna e desenvolvimento do talento humano.

Outro destaque do executivo foi o Plano Estratégico de 2013 até 2015, o primeiro sob sua gestão. Neste período, a empresa distribuiu 1,2 bilhões de euros de dividendos, registrando uma rentabilidade média de 12,6% ao ano (dividendos mais valorização das ações).

O presidente também reafirmou o compromisso da empresa com os principais indicadores estratégicos para 2016, em concreto com a meta de 96% de índice combinado, gastos totais não superiores a 28% (comerciais e administrativos) e pay out superior a 50%.

A Mapfre no Brasil

A operação da companhia no Brasil em 2015 teve volume de prêmios de R$17,7 bilhões, 3,6% a mais que o ano anterior, e lucro antes de impostos de R$ 3 bilhões, 34% superior ao exercício de 2014,

Segundo o CEO regional da Mapfre no País, Wilson Toneto, “o menor crescimento no Brasil, quando comparado a anos anteriores, decorre basicamente da performance das vendas no segmento de Vida (-0,4%), notadamente, o prestamista, ressentido pelo menor volume de operações do canal Bancário e dos seguros de autos (+1,1%), afetado pelo posicionamento prudencial das tarifas praticadas. Por outro lado, o crescimento de mais de 13% no segmento de seguros rurais, e 19,4% em transportes, 20,6% em seguros de danos (riscos industriais), 39% na Operação de Previdência e 41% em Capitalização, merecem destaque positivo”.

Segundo o executivo, a melhora do resultado do Grupo foi resultante da manutenção do índice combinado do Grupo de 93,6%, contenção importante dos gastos administrativos e operacionais, e incremento significativo do resultado financeiro. O ROE (Return On Equity), da Mapfre no Brasil também melhorou, passando de 13,1% em 2014 para 15,5% em 2015.

“Mesmo num ano de crescimento negativo da Economia, tivemos um desempenho excelente em quase todos os segmentos que operamos no Brasil. A desvalorização do real obviamente afetou a representatividade do Brasil na posição Global do Grupo Mapfre, mas estamos confiantes na retomada do crescimento acima de dois dígitos em 2016 mantendo o nível de rentabilidade definida pela nossa holding e melhorando ainda mais nossa posição no Grupo”, finaliza Toneto.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock