Ultima atualização 04 de fevereiro

Dicas para ter segurança na viagem de carnaval

Carnaval

O Carnaval é uma data aguardada ansiosamente por muitos brasileiros, mas que carece de muito cuidado e cautela. Tanto quem vai viajar quanto quem aproveita a folia na cidade onde mora, precisa ficar atento a medidas de segurança básicas. Além disso, muitas seguradoras providenciam ações especiais para essa época do ano, além de campanhas de conscientização.

O Sindseg MG/GO/MT/DF, por exemplo, lançou uma campanha especial Viajar Seguro, que visa alertar as pessoas sobre a importância do respeito às leis de trânsito nas estradas. Peças publicitárias estão sendo veiculadas nas traseiras de ônibus em Belo Horizonte e divulgadas nas redes sociais da entidade e também no portal, que contará com uma série de posts com dicas de viagem e segurança.

A Mapfre Assistance também separou algumas dicas para quem vai viajar nesse feriado. Segundo a companhia, os destinos mais procurados nessa época dentro do País são Bahia e Rio de Janeiro, mas há também quem queira passar os dias de folga um pouco mais longe, para isso os destinos mais escolhidos são Miami e Orlando, nos EUA.

Para quem opta pela viagem de carro, a SulAmérica fez um levantamento sobre a modalidade, que aciona cada vez mais seus serviços de assistência. Nos últimos três anos, as chamadas aumentaram 12% durante esse período.

No ano passado, o principal motivo da solicitação de serviços foi pane mecânica, somando 69% dos acionamentos. Dentre as causas mais frequentes desse tipo de pane, prevaleceram a bateria descarregada e o superaquecimento.

Confira dicas para se proteger durantes as viagens de avião…

  • Avaliação médica: antes de qualquer viagem, é indicado que os turistas façam um check-up. Uma simples consulta e exames preventivos evitam dores de cabeça longe de casa.
  • Medicação: para casos crônicos, o recomendado é levar a medicação necessária com original da receita médica assinada pelo especialista, pois cada país tem seus critérios para venda de medicação.
  • Horários: para evitar transtornos por atraso ou cancelamento, sempre cheque com a cia aérea, no site ou por telefone, se decolagens do aeroporto de embarque e aterrisagens no local de destino estão seguindo os horários previstos. Ficar atento a fuso horários também é importante.
  • Bagagem a despachar: muitas malas têm formato e cor similares, personalize sua bagagem, com fitas, por exemplo, para facilitar a visualização na esteira e evitar que outro passageiro a pegue por engano. Em viagens internacionais, embalagens com líquidos acima de 100 ml precisam ser despachadas.
  • Cadeado TSA: se seu destino for os Estados Unidos, certifique-se de que seu cadeado é aprovado pela TSA (Transport Security Administration) – órgão responsável pela segurança nos aeroportos do país. Dessa forma, os fiscais podem checar sua bagagem e fechá-la novamente sem qualquer dano. A checagem é procedimento comum e acontece de forma aleatória.

 

  • Cartão de crédito: pelo menos 48 horas antes de embarcar, avise a operadora do cartão de crédito da viagem, caso pretenda usar o serviço no exterior para compras ou saques. Do contrário, as transações serão negadas.

 

  • Alimentação: faz parte do roteiro conhecer a gastronomia regional, mas é preciso evitar exageros; antes de viagens longas, não consuma pratos pesados, de difícil digestão; finalmente, tenha atenção com prazos de validade e ingredientes que possam causar alergia.

 

…e dicas para estar seguro nas viagens de automóvel

  • Faça uma verificação cuidadosa do estado do veículo. Duas checagens básicas que podem salvar o feriado: nível de óleo do motor e do freio e nível de água do radiador e da bateria;
  • Pneus gastos e carecas são grandes causadores de acidentes. Por isso, antes de pegar estrada, verifique o estado de conservação de todos eles – inclusive o estepe – e faça a calibragem adequada;
  • Realize sempre a checagem do nível do fluido no compartimento do motor;
  • As pastilhas de freios são peças essenciais e precisam estar em dia, sobretudo se o trajeto da viagem incluir serras e estradas com curvas. A cada 5.000 Km deve ser feita uma checagem da condição das pastilhas de freio;
  • Dirigir sob condições adversas, como chuva e neblina, também requer atenção redobrada, sendo imprescindível manter-se em velocidade reduzida, a uma distância segura dos automóveis à frente e com os faróis baixos acesos. Em caso de chuva, evite freadas bruscas.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO