Ultima atualização 06 de janeiro

Seis fatores para o sucesso da precificação de seguros

FotoNelito
Nelito Pereira, do SAS Brasil

Diferentemente de outros segmentos de mercado, onde o preço de um produto pode, por exemplo, ser calculado com base nos custos da matéria-prima, custos operacionais e margem de lucro, as seguradoras dependem fortemente de dados históricos e do perfil do cliente para, a partir de análises refinadas, modelagem preditiva e cálculos atuarias, definir regras, prever o comportamento futuro, avaliar riscos e otimizar o preço para cada cliente.

Face a um mercado altamente competitivo, a estratégia de precificação também deve assegurar a performance de cada modelo preditivo, ao longo do tempo, de forma a garantir sua eficácia. A aplicação de modelos estatísticos e atuariais complexos, normalmente aderentes ao processo de precificação, como GLM e árvores de decisão, esbarra na complexidade de serem operacionalizados através de sistemas que requerem suas transformações em tabelas, o que pode comprometer a eficácia dos modelos. Além disso, outro fator que não pode ser desprezado é a capacidade de ser ágil na efetivação de uma mudança da política de precificação.

Diante deste cenário, seguradoras têm buscado implementar plataformas de precificação que estejam alinhadas a uma estratégia de sucesso e que, essencialmente, devem incluir:

  1. Integração e gestão de dados: A quantidade e a qualidade dos dados disponíveis podem determinar o sucesso, ou não, de um processo de precificação. Dados do perfil do cliente (demografia, preferências, histórico de sinistros e reclamações, histórico financeiro, etc), dados do mercado (informações da concorrência, estratégias de precificação), e dados de outras fontes (como bureaus de créditos integrados em tempo real) agregam valor à precificação. Gerir estes dados e disponibilizá-los no momento certo é o primeiro passo para uma precificação de sucesso.

 

  1. Inteligência analítica em tempo real: A simples exploração e visualização dos dados através de softwares analíticos podem ajudar as seguradoras a refinar suas análises, avaliar riscos e definir regras e políticas aplicáveis à precificação. Por outro lado, são os modelos preditivos e cálculos atuariais que, ao permitirem prever o comportamento futuro de um cliente e determinar suas propensões a compra, cancelamentos, sinistros, risco de crédito e a fraudes, reforçam o poder da inteligência analítica sem serem limitados pelas construções de tabelas de aplicações. Tornar toda esta inteligência disponível para uso dinâmico e em tempo real, permitindo a personalização e a definição do melhor preço do seguro para cada cliente, é um grande diferencial competitivo.

 

  1. Otimização de preços: Além dos diferentes tipos de dados e da inteligência analítica utilizados em um processo de precificação tradicional, é possível considerar restrições e objetivos de negócios para, a partir da otimização de preços, aumentar a rentabilidade de forma inteligente. Embora o conceito da otimização de preços seja relativamente novo no segmento de seguros no Brasil, ele tem sido usado há alguns anos em outros segmentos de mercado e permite a simulação de cenários onde recursos, restrições específicas de negócio e propensões de cada cliente são considerados, de forma a aumentar a precisão da precificação, ponderando objetivos específicos e maximizando os resultados econômicos. Para uma seguradora é importante ter a homogeneização dos riscos e o processo de otimização facilita essa tarefa, avaliando as perdas e ganhos, em vários níveis de segmentação, para evitar uma indesejada concentração de riscos.

 

  1. Gestão e monitoramento dos modelos analíticos: A falta da governança dos modelos utilizados no processo de precificação pode comprometer a vantagem competitiva obtida com a inteligência analítica. Manter em operação modelos de baixo desempenho e que reflitam uma situação passada pode resultar em projeções imprecisas e induzir a erros na precificação. A visibilidade e gestão do ciclo de vida analítico, além do monitoramento de cada modelo de forma automatizada em um processo unificado, asseguram que os modelos em operação estejam atualizados e desempenhando conforme o esperado.

 

  1. Time-to-Market: A disponibilidade de dados, de modelos analíticos atualizados e preços otimizados não garantem o sucesso de um processo de precificação. Para responder a um mercado cada vez mais exigente, uma plataforma de precificação deve ser suficientemente flexível durante a configuração das regras e políticas de negócio e permitir a agilidade necessária na efetivação de uma mudança de regra de forma a não comprometer a operação e atender à crescente demanda de um mercado altamente competitivo.

 

  1. Mesa de Decisão: A automatização das decisões e dos cálculos é crucial para se obter o máximo do ganho, precificando corretamente o risco. Porém, para alguns casos, uma decisão manual é a melhor alternativa para entender corretamente a necessidade do cliente ou para se identificar um caso anômalo. É necessário contar com uma plataforma que facilite o entendimento dos casos pelos analists, por meio de informações cruciais, gráficos, redes de relacionamento, links externos e georreferenciamento, além de outras funcionalidades para se tomar a melhor decisão.

 

Em um segmento de mercado onde o preço é um diferencial chave, uma seguradora com uma plataforma de precificação que contemple estes seis fatores certamente está à frente na busca da garantia do sucesso e da rentabilidade de seu negócio.

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO