Ultima atualização 27 de janeiro

BB e Mapfre patrocina mostra de esculturas hiper-realistas

Exposição ComCiência, da artista australiana Patricia Piccinini, chega ao CCBB Brasília. Mostra ficará em cartaz até abril
Visitantes conferem a exposição ComCiência, em São Paulo. Foto: André Tambucci, Fotos Públicas
Visitantes conferem a exposição ComCiência, em São Paulo. Foto: André Tambucci, Fotos Públicas
Visitantes conferem a exposição ComCiência, em São Paulo. Foto: André Tambucci, Fotos Públicas
Visitantes conferem a exposição ComCiência, em São Paulo. Foto: André Tambucci, Fotos Públicas

Depois de passar por São Paulo, a exposição ComCiência, da artista australiana Patricia Piccinini, chega ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília com o patrocínio do Grupo BB e Mapfre. A entrada é gratuita.

Primeira exposição individual de Patricia no Brasil, a mostra reúne alguns de seus principais trabalhos, como Big Mother (uma figura agigantada que se assemelha a uma macaca e amamenta um bebê), The Conforter (menina coberta de pelos que acalenta um pequeno ser, de pele macia e pés fofos como um bebê humano, mas com boca gigante e sem olhos) e The Observer (2010), um curioso menino que observa o mundo do alto de uma pilha inclinada de cadeiras.

Criadas em seu ateliê em Melbourne, as obras foram trazidas ao País com apoio do Grupo, que desde 2012 tem apoiado e viabilizado exposições como “Picasso e a Modernidade Espanhola” e “Salvador Dalí”.

“Nosso objetivo é investir na disseminação de cultura, contribuindo para que cada vez mais pessoas tenham acesso e contato com obras e artistas. Dessa maneira, reafirmamos o nosso compromisso com a sociedade e com a preservação da arte, incentivando grandes transformações sociais e culturais”, destaca Fátima Lima, executiva de Sustentabilidade do Grupo.

Feito a partir de fibra de vidro, silicone e cabelos humanos, o trabalho de Patricia mostra o real em contraponto ao artificial, à medida que criaturas estranhas aparecem ao lado de humanos hiper-realistas. “Trata-se de uma obra sobre a aceitação”, diz o curador Marcello Dantas. “A ideia é permitir-se contato com a essência desses personagens”, explica ele, que concebeu o sistema de visitação à exposição com a colaboração da artista australiana.

O incômodo provocado pelos monstrengos de silicone concebidos por Patricia mostra sobre sentimentos próprios, ampliando a compreensão sobre questões como a imposição de padrões de beleza, o racismo e a xenofobia.

Serviço

ComCiência – Patricia Piccinini

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (SCES, Trecho 02, lote 22) – Brasília (DF)
Tel.: (61) 3108-7600
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h
Classificação indicativa: livre
Data: De 21 de janeiro a 04 de abril
Curadoria: Marcello Dantas

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO