Ultima atualização 07 de dezembro

Seguradoras têm aumento de confiança na economia em novembro

Melhora de "humor" dos executivos do setor pela redução de pautas bombas no Congresso Nacional ajudaram na recuperação no índice no período

Seguradoras têm aumento de confiança na economia em novembro

Em novembro, o Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras (ICES) teve alta, pelo segundo mês consecutivo, passando para 71,6, uma variação positiva de 10,2% em relação ao valor de outubro (65,0). O percentual calculado a partir de pesquisa realizada pela Fenacor ainda é inferior ao apurado há 12 meses (84,3), mas mostra que as seguradoras estão mais otimistas em relação a rentabilidade e ao faturamento, além da expectativa do mercado. O estudo revela ainda que 69% e 53% das empresas acreditam que o panorama melhorou e que não haverá piora, respectivamente.

De acordo o presidente da Federação, Armando Vergilio, dois fatores contribuem para a melhoria dos índices. “O mercado de seguros tradicionalmente apresenta resultados mais favoráveis no último bimestre do ano, o que ajuda a melhorar o ‘humor’ dos executivos do setor”, acredita Vergilio.

Ele acrescenta que, além disso, embora persista o cenário de instabilidade, o governo obteve alguns avanços no ajuste fiscal. “Há menos pessimismo porque houve algumas conquistas no Congresso Nacional, mesmo que ainda tímidas, como a redução do número de pautas-bombas no Congresso ”, assinala o executivo.

Para a pesquisa da entidade, foram entrevistas 100 grandes empresas do setor, que optaram por percentuais de 0 a 200 para a confiança na economia, rentabilidade e faturamento. Também foram apurados outros três indicadores: ICSS (de confiança do setor de seguros no Brasil), Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras (ICER) e Índice de Confiança das Grandes Corretoras (ICGC). Todos os números tiveram alta, depois de meses em queda.

tabela fenacor 1

Aumento do otimismo

Na comparação para as análises de faturamento, confiança na economia e rentabilidade, as seguradoras seguem melhorando índices entre outubro e novembro.

tabela fenacor 2

tabela fenacor 3

 

tabela fenacor 4

 

Economia, rentabilidade e faturamento

O balanço também apurou informações com corretoras e resseguradoras com relação a suas expetativas sobre o futuro da economia. Os resultados apontam para um pessimismo geral. Destas, 65% das corretoras e 63% das resseguradoras esperam que o crescimento da economia seja pior ou muito pior, pelos próximos seis meses.

A pesquisa mostra ainda que 60% das corretoras e 64% das resseguradoras também estão pessimistas em relação a rentabilidade dos negócios. E quanto ao faturamento, 55% das corretoras acreditam em quedas nos próximos seis meses. Entre as resseguradoras, o percentual é de 36%.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO