Ultima atualização 25 de novembro

Justiça do ES ordena que Samarco apresente apólices de seguro

Apólices devem cobrir danos causados pelo acidente na barragem.

A Justiça do Espírito Santo deferiu medida liminar para que a mineradora Samarco, de propriedade da Vale e da anglo-australiana BHP Billiton, apresente, no prazo de 72 horas, todas as apólices de seguros e resseguros que possui cujos danos causados pelo rompimento da barragem em Mariana (MG) possam estar acobertados.

A decisão é do juiz Menandro Taufner Gomes, da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual, Registros Públicos e Meio Ambiente de Colatina. Caso a Samarco descumpra a decisão, deverá pagar multa diária de R$ 1 milhão. A mineradora informou que ainda não foi oficialmente intimada da decisão.

A medida foi deferida no início da noite desta terça-feira (24), nos autos do processo de autoria do Ministério Público Estadual.

De acordo com o documento, considerando que laudos de órgãos ambientais atestaram a mortandade de fauna e flora, o MPES teria, então, instaurado Procedimento Investigativo Criminal, apurando que a Samarco havia renovado suas apólices de seguro para cobertura do patrimônio próprio e, ainda, responsabilidade civil em regime de seguro direto e resseguro, cujos valores não foram divulgados pela empresa.

Em seu pedido, o MPES esclarece que a exibição dos documentos seria para fins de conhecer e fiscalizar a assunção das responsabilidades por parte da mineradora.

Para o juiz, “o direito invocado pelo autor é verossímil, e o risco à não recuperação da biosfera é concreto e objetivo, dada a extensão imensurável do prejuízo e a completa ausência de garantia real, por parte da Samarco, que exprimisse a segurança patrimonial necessária a assegurar uma futura recuperação dos danos locais, emergidos do desastre”, diz o documento.

O magistrado ainda destaca que “a empresa poluidora tem lançado todo o evento numa zona obscura, onde a acessibilidade à informação coesa, atual, segura e exata a respeito dos efeitos do desastre é cada vez mais rara, restando clara urgência desta medida para evitar dano irreparável pela demora numa possível realização da atividade reparatória, arcada pelo contrato de seguro”.

Fonte: G1-ES

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock