Ultima atualização 13 de novembro

Fórum discute os desafios atuais e o futuro da saúde suplementar no Brasil

Encontro promovido pela FenaSaúde abordará temas como uso da tecnologia médica, modelos de remuneração dos serviços e custos do setor

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) promoverá, nos dias 24 e 25 de novembro, o 1º Fórum da Saúde Suplementar, que terá como tema Sobrevivência do Setor de Saúde Suplementar – Propostas, Metas e Responsabilidades.

O evento vai discutir estratégias que contribuam para assegurar a sustentabilidade da saúde suplementar no País. Ao final, o encontro irá propor à sociedade metas e compromissos, que dependerão do engajamento de todos os entes para que gerem resultados – empresas, governo, órgão regulador, prestadores de serviços e consumidores – diante dos desafios apresentados pelo cenário nacional. Com palestrantes brasileiros e internacionais, o Fórum terá quatro painéis e acontecerá em São Paulo.

O primeiro painel (ObamaCare, Experiência da Reforma para a Sobrevivência do Setor) abordará as mudanças no modelo de saúde dos Estados Unidos, traçando paralelos e contrastes com o sistema brasileiro. Ezekiel Emanuel, professor da University of Pennsylvania, apresentará histórico e contexto da implementação do programa Obamacare, com análise dos desafios políticos e econômicos enfrentados. Emanuel participou ativamente do desenvolvimento do Obamacare, como conselheiro especial do Governo dos Estados Unidos. A mesa de debate – formada por Mauricio Lopes, vice-presidente da SulAmérica, e Florentino Cardoso, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB) – traçará paralelos e contrastes entre os sistemas brasileiro e norte-americano, que se caracteriza por um alto índice de adesão ao sistema privado. Tal análise pode contribuir para a evolução do mercado no Brasil.

Já o segundo painel (Informação como Agente de Mudança/Transformação) vai tratar, entre outros assuntos, do uso da tecnologia da informação, em especial o Big Data, com o objetivo de racionalizar os gastos com assistência médica. A ideia é promover o acesso a informações econômico-financeiras e sobre tecnologias médicas de forma a prover o consumidor para que faça as melhores escolhas, buscando a viabilidade do sistema. David Newman, diretor-executivo do Health Care Cost Institute (HCCI), apresentará cases norte-americanos. Martha Regina de Oliveira, diretora de Desenvolvimento Setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Juliana Pereira, Secretária Nacional do Consumidor (SENACON), e Luiz Augusto Carneiro, superintendente-executivo do Instituto de Estudos da Saúde Suplementar (IESS), discutirão formas de capacitar o consumidor de planos e seguros para o bom uso dos serviços assistenciais.

Terceira apresentação, Organização da Assistência e Remuneração discutirá a construção de um modelo de atenção integrada ao paciente e os papéis de cada agente envolvido. Jay Cohen, Chairman do Monarch HealthCare, discorrerá sobre o Accountable Care Organization (ACO) – construído com base nesta prestação integrada e coordenada de serviços, de forma que todos respondam pelos atos sobre os quais têm responsabilidade de gestão. O debate terá participação de Cláudio Lottenberg, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Irlau Machado, presidente da NotreDame Intermédica, e Leandro Tavares, diretor de Normas e Habilitação das Operadoras da ANS.

O quarto painel, a ser realizado no segundo dia do Fórum, terá como tema Preservando o Acesso – Diversidade de Produtos, com a participação de três palestrantes. O economista José Pastore, presidente do Conselho de Emprego e Relações de Trabalho da FecomercioSP, apresentará a visão do empresariado sobre a elevação dos custos com planos de saúde nas empresas. Cesar Lopes, Health & Group Benefits Leader da Towers Watson no Brasil, comentará as estratégias adotadas em diferentes países para conter a escalada dos custos em saúde. Flávio Bitter, diretor da Bradesco Saúde, abordará iniciativas das operadoras e seguros de saúde para minimizar a elevação dos custos. O painel terá três debatedores: José Carlos de Souza Abrahão, diretor-presidente da ANS, Deborah Ciocci, juíza do Tribunal de Justiça de São Paulo, e Tarcísio Godoy, secretário-executivo do Ministério da Fazenda.

Fechando o evento, Marcio Coriolano, presidente da FenaSaúde e presidente da Bradesco Saúde e Mediservice, e José Cechin, diretor-executivo da Federação, apresentarão sumário das propostas e metas discutidas, nas áreas do uso da tecnologia da informação, adoção de modelos assistenciais alternativos, novas formas de remuneração e criação de novos produtos, entre outras.

A proposta do 1º Fórum da Saúde Suplementar é estabelecer uma agenda de transformação positiva do segmento no Brasil, garantindo a viabilidade do sistema no médio e longo prazo por meio do equilíbrio econômico-financeiro, assegurando a prestação de serviços assistenciais de qualidade ao consumidor.

Mais informações sobre o evento na página www.forumsaudesuplementar.com.br, onde também é possível realizar a inscrição até o dia 23 de novembro.

Serviço
1º Fórum da Saúde Suplementar
Local: Hilton São Paulo Morumbi (Avenidas das Nações Unidas 12.901, Torre Leste, Brooklin Paulista)
Data: 24 e 25 de novembro de 2015

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO