Ultima atualização 13 de novembro

BB e Mapfre e USP falam sobre gestão de recursos hídricos

Em eventos promovidos em São Paulo, seguradora e universidade também discutem sobre energia sustentável no agronegócio
Foto: Otávio Nogueira, flickr.com
Foto: Otávio Nogueira, flickr.com
Foto: Otávio Nogueira, flickr.com
Foto: Otávio Nogueira, flickr.com

Em parceria com o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo/USP, o Grupo BB e Mapfre realiza dois eventos: o V Encontro Internacional da Governança da Água e o 10º Congresso sobre Geração Distribuída e Energia no Meio Rural – X AGRENER GD 2015. Ambos organizados em São Paulo desde os dias 10 e 11, respectivamente, os eventos terminam hoje (13).

A união com a universidade pública é fruto do posicionamento sustentável adotado pela companhia, que apoia encontros capazes de motivar debates sobre as novas demandas e necessidades da sociedade, bem como sobre os desafios, as oportunidades e as melhores práticas de sustentabilidade no mundo dos negócios.

“No Grupo, procuramos adotar um novo olhar para os negócios, entendendo e endereçando as externalidades socioeconômicas e ambientais que afetam o setor de seguros. Para isso, firmamos parcerias com instituições de reconhecida atuação na sociedade com o objetivo de viabilizar a realização de eventos que promovam o debate sobre temas materiais e atuais relacionados a novas tecnologias, crise hídrica, mudanças climáticas etc.”, afirma Fátima Lima, executiva de Sustentabilidade da empresa.

V Encontro Internacional da Governança da Água

Além de compartilhar conhecimentos e estimular novos caminhos para enfrentar os desafios relacionados à governança da água, o evento aprofunda o entendimento sobre os contextos ambiental e climático, que podem representar riscos e oportunidades ao agronegócio. Além disso, serão promovidos debates sobre demais materiais como crise global da água; escassez hídrica e clima: desastres e riscos; conflitos e justiça ambiental no contexto da escassez hídrica; estratégias organizacionais: o estado frente à escassez hídrica – experiência internacional; e mobilização e comunicação.

Ao todo, são promovidos cinco debates com a participação de especialistas e acadêmicos nacionais e internacionais, que apresentam estudos e cenários para a utilização do recurso a partir do ponto de vista industrial, rural e individual e dos desafios externos, como conflitos territoriais, legislativos e mudanças climáticas.

10º Congresso sobre Geração Distribuída e Energia no Meio Rural – X AGRENER GD 2015

Com o tema “Meio Urbano, Meio Rural e Desenvolvimento Sustentável”, o evento conta com 21 palestras e debates sobre os desafios, oportunidades, tecnologias e legislação na produção de energia no Brasil, considerando os aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Entre os temas apresentados, destacam-se aqueles com maior relevância para o setor de seguros e relacionados aos resíduos agroindustriais, à agricultura familiar e aos conceitos sobre a conservação, uso de energia e planejamento energético, que são relevantes diante de um contexto de alteração na matriz energética atual.

“O modelo de sustentabilidade do agronegócio passa por uma mudança de paradigmas. É preciso pensar além das lógicas de plantar e colher e ficar atento a outras variáveis naturais, como as mudanças climáticas e catástrofes ambientais, ou legais, ligadas aos riscos e aos resíduos agroindustriais. Dessa forma, criamos um novo cenário para o processo de desenvolvimento sustentável das atividades agrícolas, florestais e pecuárias”, aponta Wady Cury, diretor geral de Agronegócios e Habitacional da companhia.

O X AGRENER DG 2015 é organizado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente da USP e conta com o patrocínio da Fapesp e da Capes, além de patrocínio privado do Grupo BB e Mapfre.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO