Ultima atualização 15 de outubro

Vida longa como aliada do mercado de seguros

19º Congresso Fenacor – Ser longevo implica também em ter que se preocupar com mais afinco nas questões que envolvem a aposentadoria. Longevidade é o anseio de todas as pessoas, mas será que elas pensam no quanto estão preparadas para lidar com uma vida longa e fazer com que seja saudável? Os jovens brasileiros são pautados pela manutenção ou aprimoramento de seus hábitos de consumo, de seu padrão de vida, depois disso vem a quitação de dívidas. Ou seja, a preocupação com o futuro começa apenas para pessoas em torno dos 50 anos. Enquanto isso, os aposentados gastam com saúde em cinco anos a mesma coisa que gastara a vida toda.

Essas informações foram trazidas por Lucio Flávio Condurú de Oliveira, diretor presidente da Bradesco Vida e Previdência. Que destacou em sua apresentação a necessidade que o País tem de trazer produtos inovadores para o portfólio, como o Universal Life, essencial para uma população que está envelhecendo. “Quando falamos de vida, saúde e previdência nós estamos falando de produtos de longo prazo. Precisamos construir uma proposta de sustentabilidade”, incentivou o executivo.

Luciano Snel, presidente da Icatu Seguros, endossou a visão de Oliveira e afirma que o papel de cada um começa de casa e pensar nas pessoas deve ser o foco da companhia, porque isso ilustrará o bem que o mercado pode fazer à sociedade. “Essa é a venda de um produto que não é consumista, mas uma segurança” ressaltou. Lembrando que a penetração do seguro de vida e previdência é bastante baixa, 90% das famílias estão desprotegidas e um dos fatores determinantes para isso é que essas carteiras as fazem pensar em coisas ruins que esses sinistros podem trazer, esses são pensamentos que o ser humano, naturalmente, evita. Mas Snel acredita que o papel do setor que se ocupa dessas carteiras é mostrar a importância de obter uma proteção que pode solucionar problemas tão graves.

O que o Estado brasileiro é capaz de oferecer hoje, não sanará as necessidades de quem envelhecerá em breve. A previdência social já assa por problemas para enfrentar a demanda de um País que envelhece, mas não poderá dar conta das necessidades de seus idosos.  “Nós precisamos chegar a essa população que acredita que estará amparada na velhice, precisamos levar a consciência de necessidade de se proteger a partir de agora”, afirmou Ricardo Iglesias Teixeira, diretor presidente da Centauro-ON. Para ele, o corretor de seguros é quem pode desenvolver esse papel, mas para isso o profissional precisará estar focado e preparado, inclusive psicologicamente, para estar perto de seus clientes.

Mas Rogério Abreu de Araújo, sócio diretor da TGL Consultoria, lembra que é importante saber que o corretor não está passando por uma falsa sensação de segurança, quando na verdade possui um seguro deficitário por pura falta de conhecimento. “É preciso passar para ele o que é o seguro de vida tem importância ara os filhos, a família, que eles vão querer vê-los bem mesmo que não estejam presentes”, afirmou.

Josusmar de Sousa, coordenador da comissão técnica de Vida, Previdência e Capitalização do Sincor-SP, é categórico: “não ter seguro de vida é negligenciar a própria família. O corretor é capaz de mudar o futuro de uma família, a magia da profissão é essa”.

Assim como dito por Alaor Silva Júnior, presidente do Pasi, o corretor precisa assumir sua função social e prestar atenção, também, nas classes menos favorecidas. “O mercado é muito promissor. Quando vc consegue sensibilizar a classe trabalhadora e empresarial, os corretores ficam com um campo imenso para fazer algo acontecer”, acredita. Junior acredita também que as entidades do mercado, como Fenacor e CNseg, devem investir no rejuvenescimento do mercado, que serão capazes de acompanhar as mudanças tecnológicas.

“O corretor precisa crescer com a onda do mercado. Se não, daqui 6 anos, os números vão ser outros e alguém terá tomado a atitude de começar que nós não tomamos”, finaliza Araújo.

Amanda Cruz
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO