Ultima atualização 05 de outubro

Rebaixamento da nota de crédito do Brasil afeta mercado segurador

Carta de Conjuntura mostra que segmento das operações específicas de seguros e saúde terá variação nominal de 10% e não terá ganho real

Rebaixamento da nota de crédito do Brasil afeta mercado segurador

O Sincor-SP divulgou a edição de setembro da Carta de Conjuntura do Setor de Seguros, documento que avalia mensalmente o setores de seguros, resseguros e capitalização. O documento mostra que, em comparação com o mês de agosto, em termos econômicos, novamente houve uma piora na situação brasileira, com o rebaixamento da nota de risco do País e queda nas principais previsões. No mesmo período de 2014, por exemplo, a previsão média indicava que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceria 1,1% em 2015. Um ano depois, a previsão é de uma queda de 2,2%.

Previsões médias – comparativo – final de agosto

tabela 1

A Carta avalia ainda que a mudança de cenário trouxe consequências diretas para o setor de seguros no Brasil. Tudo indica que o segmento das operações específicas de seguros e saúde terá uma variação nominal de 10% em 2015. Ou seja, número praticamente idêntico às taxas inflacionárias desse período, sem nenhum ganho real, como vinha ocorrendo nos últimos anos.

Estimativas para 2015 – valores em R$ bilhões

tabela 2

No entanto, a estimativa de variação do setor já está se mantendo nos últimos dois meses e não está caindo mais. Há ainda outros pontos positivos: em destaque, a rentabilidade das seguradoras, beneficiada, entre outros fatores, pela trajetória mais elevada da taxa de juros.

No curto prazo, porém, a análise final continua a mesma. Para enfrentar esse momento mais delicado, é preciso dedicação e muita determinação de todos os profissionais envolvidos com essa indústria.

Para conferir o documento completo, acesse http://goo.gl/KwdR3I.

L.S.
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO