Ultima atualização 02 de outubro

Porteiro Amigo do Idoso certifica mais 120 alunos do RJ

Ação desenvolvida pelo Grupo Bradesco Seguros já capacitou cerca de 1450 profissionais em quatro Estados

O programa Porteiro Amigo do Idoso, do Grupo Bradesco Seguros, entregou ontem (2) 120 certificados aos alunos formados no curso, no Rio de Janeiro. Os porteiros que fizeram a capacitação trabalham nos bairros de Botafogo e Flamengo e concluíram as aulas entre julho e setembro deste ano. Desde a sua criação, em 2010, o programa já capacitou cerca de 1450 porteiros no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Minas Gerais e no Espírito Santo. A cerimônia aconteceu no Auditório do Senac Botafogo, em Botafogo.

A data (Dia Internacional do Idoso) foi escolhida para homenagear os principais beneficiários da iniciativa, como Dona Lenita, que aos 90 anos prestigiou a diplomação de Mauricio Souza Guimarães, 67 anos, porteiro do condomínio em que é síndica. “Ele já tratava os idosos muito bem. Esperamos que melhore ainda mais”, comentou ela, na ocasião.

O programa

O programa Porteiro Amigo do Idoso surgiu a partir de uma pesquisa que identificou que o porteiro é o “melhor amigo do idoso”. Sua proposta é capacitar os profissionais que lidam diariamente com moradores longevos a oferecer soluções e cuidados adequados às suas necessidades.

A metodologia foi desenvolvida pelo Senac RJ sob a orientação do médico e pesquisador em saúde pública, Alexandre Kalache, que também é idealizador do conceito Cidade Amiga do Idoso, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York (The New York Academy of Medicine) e consultor do Grupo Bradesco Seguros para questões relacionadas à longevidade.

O curso é composto por 12 horas, divididas em três dias, que incluem aulas teóricas e uma vivência, na qual são utilizados óculos para dificultar a visão, pesos nos pés e aparelho auricular, entre outros artifícios, de forma que os porteiros sintam as limitações que a idade pode trazer e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.

Profissional de portaria que atua nas dependências do Grupo Bradesco Seguros, no Rio de Janeiro, Ana Cristina Freire, de 41 anos, confirma a tendência de crescimento das mulheres na profissão, apontada na atual etapa do programa. Para ela, o curso despertou seu olhar para situações que antes passavam despercebidas. “Nas aulas debatemos muitas coisas e vemos que o idoso precisa de auxílio e, às vezes, nem notamos. Passei a prestar mais atenção nas dificuldades de locomoção de um idoso, afinal, ele não está naquela situação porque quer”.

A expectativa do programa é formar, no total, aproximadamente 1700 porteiros até janeiro de 2016, uma vez que a iniciativa foi estendida a outros bairros no Rio de Janeiro (Botafogo, Flamengo e Tijuca, além de Copacabana), outras cidades paulistas (Campinas, Santo André e Ribeirão Preto) e outros Estados (Minas Gerais e Espírito Santo).

“Essa iniciativa faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros com a realização de ações que incentivem a conquista da longevidade com qualidade de vida, saúde e bem-estar”, declara Eugênio Velasques, diretor do Grupo.

L.S.
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO